EaD

Curso gratuito sobre a Campanha Missionária 2021 é disponibilizado

União Brasileira de Educação Católica e as Pontifícias Obras Missionárias oferecem o curso por meio da Universidade Católica de Brasília

Da redação, com CNBB

Foto: JESHOOTS.COM via Unsplash

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) oferecem curso livre, gratuito e de curta duração sobre a Campanha Missionária 2021. O curso é ofertado pela Universidade Católica de Brasília, por meio da Católica EaD, com emissão de certificado de extensão universitária.

O objetivo do curso é de apresentar a história, os objetivos, os conteúdos e articulação do mês missionário e da iniciativa da Campanha Missionária 2021 a ser desenvolvida na Igreja do Brasil. A Campanha deste ano tem como tema “Jesus Cristo é missão” e como inspiração bíblica a afirmação “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro desde 1972. Colaboram nesta ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

Em sua mensagem, o Papa Francisco, afirma que “no Dia Mundial das Missões que se celebra anualmente no penúltimo domingo de outubro, recordamos com gratidão todas as pessoas, cujo testemunho de vida nos ajuda a renovar o nosso compromisso batismal de ser apóstolos generosos e jubilosos do Evangelho. Lembramos especialmente aqueles que foram capazes de partir, deixar terra e família para que o Evangelho pudesse atingir sem demora e sem medo aqueles ângulos de aldeias e cidades onde tantas vidas estão sedentas de bênção.”

Curso Esperançar

Desde a criação do projeto, chamado de “Esperançar Católica EaD”, foram beneficiadas mais de dez mil pessoas, de todas as regiões do país e do exterior. “A oferta gratuita de cursos livres tem relação com a pertinente missão do Grupo UBEC, de servir à sociedade por meio da educação, assim como representa o compromisso institucional com a missão da Igreja Católica”, destaca Joaquim Alberto, coordenador de Pastoralidade da UBEC, à frente do projeto.

Padre Maurício Jardim, diretor das POM, destaca o processo de qualificação para a Campanha Missionária. “O trabalho conjunto das POM com a UBEC na animação da Campanha Missionária é um passo importante de articulação do mês missionário, possibilitando em medida maior, a qualificação dos agentes de pastoral e dos conselhos missionários neste processo de preparação e animação do mês de outubro”, destacou o diretor.

Qualquer pessoa interessada em aprofundar a temática do curso pode realizar a inscrição, assim como também conhecer outras possibilidades formativas como direitos humanos, educação popular, gestão ambiental, entre outros. Os interessados poderão se inscrever no site ead.catolica.edu.br/esperancar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo