Iluminação

Cristo Redentor e Hemocentros homenageiam doadores de sangue

Cristo Redentor, pela primeira vez na sua história, representou uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente

Da redação, com Santuário do Cristo Redentor

Iluminação gradativa do Cristo Redentor/ Foto: Santuário do Cristo Redentor

Com a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, o Santuário Cristo Redentor e Hemocentros de todo o país se uniram nesta última semana do mês com objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira, 25. A ação é inédita teve como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Leia também
.: “Ato simples, mas muito importante”, diz Papa sobre doação de sangue

Durante a campanha, o monumento ao Cristo Redentor, pela primeira vez na sua história, representou uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente nos dias 23, 24 e 25 de novembro, das 19h às 20h. O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, afirmou que o objetivo dessa iluminação especial foi de reconhecer a importância daqueles que já são doadores de sangue, por seu gesto de generosidade, e incentivar aqueles que ainda não se tornaram doadores a darem esse passo, para que haja o constante abastecimento dos bancos de sangue. “Doar sangue é doar vida!”, completou.

Em 2021, o Hemorio estará junto ao Santuário Cristo Redentor nas atividades sociais pelos 90 Anos do Cristo Redentor, com diversas ações.

Cada hemocentro desenvolveu também ações locais com os doadores para incentivar a participação. A roda gigante Rio Star foi iluminada e os primeiros doadores receberam ingressos para a visitarem. Além disso, o jogador Diego Ribas foi o embaixador da campanha no estado fluminense. “Me senti muito honrado em ser convidado a fazer parte dessa campanha incrível. Doar sangue é algo que precisa ser reforçado todos os dias e estamos aqui para lembrar disso durante essa data tão importante”, contou o meia do Flamengo.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. “Ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos, por isso, faça sua parte e venha ao Hemorio. Todas as regras para doação podem ser vistas em nossas redes sociais ou pelo telefone 0800-282-0708”, explica o diretor geral do Hemorio, Doutor Luiz Amorim.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo