Brasília

Mesmo com obstáculo jovens participam de programação juvenil do CEN

Ariane Fonseca
Enviada especial a Brasília

Nem mesmo enfrentando uma hora de ônibus e mais cerca de 2 km de caminhada no sol com várias sacolas, o grupo de amigos da Paróquia São José Esposo de Maria, de Brasília (DF), desanimou de participar da Missa e da vigília eucarística dedicada especialmente aos jovens na Esplanada dos Ministérios.

A atividade faz parte do Congresso Eucarístico Nacional 2010, que acontece na capital federal desde quinta-feira (13) até amanhã (16). Aproximadamente 30 mil pessoas estiveram na celebração.

.: Veja fotos no Flickr

Karla Dantas, Lorraine Rafael e Léo Lima, de 17 anos; mais Jéssica Brito, de 16; e Manuel Victor, de 19; chegaram por volta das 15h no local para guardar um lugar privilegiado na frente. A Santa Missa começou somente às 19h30, presidida pelo presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Leia também
.: “É dever dos pais educar a sexualidade dos filhos no pudor”
.: Santa Missa abre Simpósio de Bioética no CEN 2010

.: Eucaristia nos ensina a ser discípulos, explica Dom Alberto
.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN

Para Karla, que é engajada na sua paróquia e faz parte de mais de cinco pastorais, a celebração eucarística devia ter a participação de todos os jovens de Brasília. “O CEN está sendo um marco muito importante para a cidade. Toda a juventude daqui deveria participar, principalmente, dessa missa. Mas como muitos estão nos barzinhos e baladas, nós viemos dar o nosso exemplo”, destacou.

Lorraine, que começou a participar das atividades da Igreja a cerca de dois anos, contou que deixou de ir a uma festa à fantasia em comemoração aos 15 anos de uma amiga por causa da Missa e da vigília. “O jovem é que chama outro jovem para a Igreja. Eu decidi fazer essa escolha para, assim como a Karla disse, dar exemplo”, testemunhou a garota que vai ficar na Esplanada com os amigos até amanhã, depois da celebração eucarística de encerramento do Congresso Eucarístico.

A fim de aguentar virar a noite no local, os jovens levaram duas barracas, travesseiros e cobertores. Mas, de acordo com eles, essa atitude é para dar forças nas dificuldades que eles vivem no dia a dia. “Nós vivemos muito preconceito por seguir Jesus. Nossos amigos nos chamam de bregas, nossas famílias brigam conosco porque ficamos muito tempo na paróquia. Só Jesus é a nossa força para enfrentar tudo isso”, compartilhou o mais velho da turma, Manuel Victor.

Vigília eucarística

Logo depois da Santa Missa, começa a Vigília Eucarística com a juventude. Vários bispos presentes no congresso vão participar do momento para partilhar com os jovens e encorajá-los a serem santos no mundo de hoje. Ainda está na programação da vigília a oração e o hino do CEN 2010, testemunhos de jovens e alvorada festiva.

Já confirmaram presença na atividade, que deve terminar por volta das 6h da manhã do dia 16, o enviado especial do Papa Bento XVI ao evento, Dom Cláudio Hummes; o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e responsável pelo Setor Juventude no Brasil da CNBB, Dom Eduardo da Silva; o bispo referencial da dimensão vocacional da Regional Centro-oeste, Dom Paulo Beloto; o arcebispo de Goiânia (GO), Dom Washington Cruz; o arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira; o bispo de Luziânia (GO), Dom Afonso Fioreze; o bispo de Uruaçu (GO), Dom Messias dos Reis; e o arcebispo de Brasília (DF), Dom João Braz de Aviz.

Bento XVI e os jovens

Em 2006, o Papa Bento XVI deu dez conselhos aos jovens cristãos que buscam a santidade. Dentre eles, estão conversar diariamente com Deus, ler a Bíblia, ir à Missa aos domingos, contar as alegrias e penas a Cristo e dar exemplo ou ser útil aos outros.

“Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milênio, o que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por toda a parte”, destacou Bento XVI.

O líder da Igreja também falou que o jovem não pode ter medo da sua vocação. “E se Jesus vos chama, não tenhais medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe segui-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenhais medo; confiai n’Ele e não ficareis decepcionados”.

Veja ainda
.: Mil crianças fazem primeira comunhão no CEN 2010
.: Canção Nova conduz animação de encontro do CEN 2010
.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis
.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes
.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo