Simpósio Teológico

Eucaristia: pão especial transformado por Jesus Cristo

Michelle Mimoso
Enviada especial a Brasília

A primeira conferência realizada no Simpósio Teológico, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), em ocasião do Congresso Eucarístico Nacional em Brasília (DF) foi apresentada por padre Wilfried Hagemann.

O sacerdote, que abordou o tema “Eucaristia, pão da unidade”, disse que todo aquele que recebe a Eucaristia torna-se pão da unidade para o mundo. Diante dessa afirmação, ele explica que a Eucaristia é um pão especial, pois foi transformado em Jesus Cristo. “Quando o cristão recebe o Corpo de Cristo, a Eucaristia pode realizar nele um efeito específico, pois une as pessoas entre si e as une a Jesus. A Eucaristia pode desenvolver um efeito imenso, pois libera uma energia que reúne os homens. Ela é uma ponte para o dia a dia, com ela se passa da liturgia para a vida”.

Leia também
.: Canção Nova conduz animação de encontro do CEN 2010
.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN

.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis
.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes

O que faz a Eucaristia ser o pão da unidade é o próprio Deus que se dá de maneira sempre nova. E de acordo com o padre, celebrar a Eucaristia significa agir unidamente para que o pão se transforme no Corpo de Cristo; e o vinho em Seu sangue. Ele ressalta que a transformação do pão e do vinho não pode ser feita por qualquer pessoa nem apenas pela força própria do sacerdote, mas somente por Jesus Cristo.

O sacerdote completou dizendo que a relação profunda entre o Pai e o Filho deve-se ao Espírito Santo. Assim, na comunhão, o Espírito de Deus pode doar-se. O pão da unidade, quando ingerido conscientemente, faz o indivíduo entregar-se, receber e doar-se. “Não é uma unidade de uniformidade, pois deixa cada pessoa ser inteiramente ela mesma, mas a torna capaz de conviver com a outra pessoa. É como no caso de Jesus, quando dizemos que o Pai está no Filho e o Filho está no Pai.

A ação de Deus em mim, em nós e na Igreja

No pão da unidade, o fiel recebe Jesus. É Ele quem os leva consigo ao Pai. Receber o pão da unidade torna cada cristão filho de Deus e irmão dos homens. Quando recebe a Eucaristia, o cristão deve estar disposto a deixar-se transformar, tornar-se irmão com os irmãos e ir ao encontro deles. “Jesus quer chegar aos homens por meio de nós para que reconheçamos que o bom Deus doou seu Filho para nos salvar”, ressaltou o sacerdote e concluiu dizendo que o pão da unidade é um chamado, um mistério da vida. “Nisso está contido algo maravilhoso, pois quem o reconhece, torna-se instrumento nas mãos de Deus”.

A Eucaristia

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é o primeiro sacrifício do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, confiando, assim, à sua Igreja o memorial de Sua morte e ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo.

A Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida cristã. Nela, atingem o clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo