CEN 2010

Em Brasília, mil fiéis participam de Missa no Parque da Cidade

Rodrigo Luiz
Enviado especial a Brasília

Cerca de 1.500 pessoas participaram nesta sexta-feira, 14, da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Goiânia (GO), Dom Washington Cruz, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

O encontro, que reuniu fieis de todo o país, foi uma das atividades promovidas durante o XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que acontece até domingo na capital brasileira. A animação ficou por conta do ministério de música da Comunidade Canção Nova.

Leia também
.: Eucaristia nos ensina a ser discípulos, explica Dom Alberto
.: Coral e orquestra enriquem Missa de abertura do CEN
.: Abertura do CEN 2010 conta com presença de 45 mil fiéis
.: O CEN é o momento mais forte para o país, diz Dom Claudio Hummes

Em sua homilia, Dom Washington Cruz ressaltou à passagem bíblica do Evangelho de Lucas referente aos Discípulos de Emaús (cf. Lc 24), texto que inspirou o lema do CEN 2010: “Fica conosco, Senhor”.

“Poderíamos nos perguntar: como nós anunciamos Jesus Cristo?”, questionou o bispo. E acrescentou que “os primeiros cristãos consideravam Jesus um profeta poderoso diante de Deus e dos homens e o anunciavam como alguém excepcional. Deus agia por intermédio d’Ele”.

Dom Washington destacou, porém, que os primeiros evangelizadores “não escondiam o drama da morte de Jesus na cruz. São Pedro, por exemplo, em sua primeira carta, valoriza a morte de Jesus, porque os cristãos foram resgatados pelo sangue de Cristo”.

Segundo o bispo, o anúncio da morte de Jesus causava enorme espanto em todos que ouviam esse anúncio. Para ele, “também hoje, esse anúncio não pode deixar de causar espanto nos fieis”, mas, sublinhou, que a morte não prevaleceu: “Deus ressuscitou Jesus livrando-o dos laços da morte”.

Citando ainda o Evangelho de Lucas sobre os Discípulos de Emaús, Dom Washington disse os discípulos que caminhavam para Emaús nada sabiam sobre a ressurreição de Jesus. Estavam profundamente tristes, sem horizontes nem esperança. Porém, sem saber, Jesus caminhava com eles.
“Nosso amor por Jesus não é sentimentalismo, mas uma questão de justiça, de verdade”, afirmou.

São Lucas reflete ainda no Evangelho sobre a importância das Escrituras: “Jesus explicou-lhes as Escrituras. Jesus reparte o pão com eles e se revela a eles”. “Fica conosco, Senhor!”, o reconhecimento de Jesus pelos discípulos é o centro do Evangelho.

E explicou que dois momentos marcam esta passagem bíblica:
– O primeiro é a compreensão das Sagradas Escrituras. Começando por Moisés até os profetas, todos falam de Jesus. É preciso saber ler as Escrituras para que o nosso coração possa arder de amor e de fé. A explicação das Escrituras incendiou o coração dos discípulos. – E o segundo momento é a fração do pão. Jesus se pôs à mesa, deu graças e partiu o pão. Nesse momento os discípulos reconheceram Jesus. Jesus é inconfundível. Esse sinal é anuncio da Eucaristia que é chamado também de fração do pão. Não pode haver dúvidas sobre a interpretação que São lucas nos revela.

O bispo destacou que os dois meios para reconhecer o Cristo são, sem dúvida, “as Sagradas Escrituras e o Pão partido por Jesus”.

“O reconhecimento só aconteceu quando Jesus partiu o pão. Assim aconteceu o encontro com o Ressuscitado. A leitura da Palavra de Deus ilumina nossa vida. A Eucaristia nos preenche profundamente e dá verdadeiro sentido à nossa vida. A partir dessa experiência, os fieis passam a ter entusiasmo na sua caminhada”, explicou.

Outras atividades como o simpósio sobre Teologia e Bioética marcam o segunda dia do CEN. Nesta noite, os bispos, de todo o país, presentes na capital federal, presidem Missas nas 122 paróquias da Arquidiocese de Brasília.

.: Seja repórter, fotógrafo ou cinegrafista do Congresso Eucarístico
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010 no Twitter
.: Saiba mais sobre o CEN 2010

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo