Congresso Eucarístico

Bispos conduzem Vigília de Oração em Brasília

O 16º Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília (DF), seguiu neste sábado, 15, com a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, que acontece até a manhã de domingo. A cada hora, bispos de todo país conduzem a vigília, acompanhados por cantores católicos: Suely Façanha (Comunidade Shalon), Irmã Maria (Comunidade Hesed), Márcio Todeschini (Comunidade Canção Nova), Celina Borges, Banda Dom.

O Cardeal Dom Claudio Hummes abriu o momento de oração chamando os jovens a subirem no altar para ficarem mais perto de Jesus. “Falem com Deus, conversem com Ele”, convidou o cardeal. Dom Hummes levou a juventude do Brasil a intimidade com Jesus através da oração.

O Bispo auxiliar de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva levou os fiéis a refletirem sobre a centralidade de Jesus em suas vidas. “Jesus é o centro e isso jamais pode sair de nossas mentes. Fora Dele não existe alegria”, enfatizou.

.: Ouça trecho da oração com Dom Eduardo

Em seguida, foi a vez do Bispo de Formosa (GO), Dom Paulo Roberto Beloto. O bispo conduziu momentos de oração e destacou que “só Jesus pode responder ao profundo desejo ou necessidade do ser humano”. Apresentados por Dom Paulo, a noviça do Instituto Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, Irmã Michele Moreira Moniz, e o seminarista Geraldo, do Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, de Brasília, deram seu testemunho sobre sua história vocacional.

.: Ouça trecho da oração com Dom Paulo

.: Ouça testemunho de Irmã Michele

O Arcebispo de Goiânia (GO), Dom Washington Cruz, também conduziu a vigília. A partir da oração de uma dezena do Santo Terço, Dom Washington convocou a assembleia a estreitar seu relacionamento com Jesus através da Virgem Maria. O arcebispo relatou ainda fatos da vida do Papa João Paulo II, demonstrando a grande devoção do Pontífice à Maria: “João Paulo II foi em visita à Alemanha. Era a inauguração de uma capela de uma diocese e o Bispo daquela diocese me contou que a capela não tinha ainda sido consagrada e o Papa ia apenas para benzer a capela. Logo que ele chegou na capela, olhou para cima e logo viu uma belíssimo ícone da Mãe de Deus. Ele se ajoelhou no chão e se colocou a rezar e lá ficou prostrado por longo tempo. Um certo momento, um dos monsenhores que o acompanhavam disse: ‘Santidade, aqui não tem o Santíssimo. Nós vamos apenas abençoar’. E João Paulo II, olhando para a imagem de Nossa Senhora, respondeu: ‘Aqui não está o Santíssimo, mas está Maria'”.

.: Ouça trecho da oração com Dom Washington

“Adorar é ter a coragem de dizer: ‘Eu sou nada, tu és tudo!’ Não tenha medo do nada, porque é o nada que se preenche. Tenha a grande coragem, aquela que está faltando no nosso mundo, porque as pessoas não dão espaço para o único que deve habitar o nosso coração”. Foi com esta motivação que o Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, conduziu os fiéis e os jovens a um profundo momento de oração. O arcebispo rezou com a juventude para que cada um faça a “experiência do silêncio e de se colocar na presença de Deus que revigora o homem”.

:: Veja fotos no Flickr

Dom Alberto destacou ainda sua grande admiração pela “inquietação” do jovem: “O fato de, durante anos, tocar em pessoas com muitos problemas (acompanhei, durante muito tempo, jovens da Fazenda da Esperança), me fez crescer nesta admiração. Um desses jovens da Fazenda da Esperança”, certa vez, durante uma de minhas visitas, disse que eu estava ‘mentindo’, pois como eu podia continuar afirmando que Deus o amava sendo que ele havia matado três pessoas, antes de parar naquele lugar por causa dos vícios? E o que eu descobri é que existe uma força mal utilizada pelo jovem. Mas, com essa ‘inquietação’, você pode usar esta força não para o crime, não para a maldade, mas para revolucionar este mundo com a força do Evangelho”.
.: Ouça trecho da oração com Dom Alberto

A vigília de oração será encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento ministrada pelo Arcebispo de Brasília Dom João Braz de Aviz.

Veja também
.: Juventude se reúne em Brasília para celebrar a Eucaristia
.: Mil crianças fazem primeira comunhão no CEN 2010

.: Faça sua doação para o Congresso Eucarístico
.: Siga o CEN 2010 no Twitter
.: Acompanhe a cobertura do CEN 2010

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo