Ciência e Fé

Congresso de Médicos Católicos começa hoje em Brasília

IV Congresso de Médicos Católicos tem como tema a vocação e a missão do profissional 

Denise Claro
Da redação 

IV Congresso de Médicos Católicos tem como tema a vocação e a missão do profissional/ Foto: Kristine Wook via Unsplash

Nesta sexta-feira, 12, tem início o IV Congresso de Médicos Católicos. O evento tem como tema a vocação e a missão do profissional de medicina. O encontro acontece em Brasília e vai até o dia 14 de novembro. 

O Congresso reunirá representantes de mais de 14 Associações Diocesanas de Médicos Católicos, além de grupos médicos católicos e lideranças médicas e eclesiais brasileiras.

O cardiologista Dr. Pedro Spineti é da Associação dos Médicos Católicos do Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora do evento. Ele afirma que o Congresso será híbrido com atividades presenciais transmitidas ao vivo e atividades exclusivamente on-line. As inscrições para participação presencial já estão encerradas, mas ainda é possível participar on-line.

“A importância do Congresso é reunir os médicos católicos de todo o país para refletirmos sobre nossa atividade profissional à luz da fé e compreendermos nossa profissão como vocação de servir a Cristo nos enfermos”, lembra Spineti. 

O médico comenta o fato do encontro acontecer 20 anos depois da última edição do evento. “O último congresso aconteceu em 2001 no Rio de Janeiro. Foi meu primeiro congresso como estudante de medicina. Foi uma grande Graça poder conhecer tantos profissionais de excelência que buscavam viver a sua profissão iluminada pela fé.”

Leia também
.: “Sejam bons samaritanos”, pede Papa aos médicos católicos
.: Aos médicos católicos, Papa indica “escola de Jesus”

Programação

O encontro deste ano terá início com a acolhida dos inscritos e Santa Missa de abertura, seguida de Solenidade de Abertura. A Santa Missa será transmitida pela TV Canção Nova a partir das 20h (horário de Brasília).

Nos dias 13 e 14, a programação científica ocorrerá na modalidade presencial e on-line, com atividades de Conferências, seguidas de debate, Mesas Redondas com múltiplos participantes e Colóquios, com sustentação oral dos debatedores. 

A temática do Congresso envolve apresentações com ênfase na atuação do médico católico na atenção à saúde, na docência, em sua responsabilidade social, na defesa e promoção da vida, nos temas médicos contemporâneos e complexos, nas questões atinentes ao início e ao fim da vida, com abordagem bioética personalista. 

Haverá ainda programação científica dirigida aos estudantes de Medicina, além de debate sobre o papel das Associações de Médicos Católicos.

“As diversas exposições nos ajudam a compreender que Fé e a Razão não são antagônicas e sim são como ‘duas asas que nos elevam para contemplação da verdade. Os grandes frutos que esperamos deste Congresso são uma maior aproximação dos grupos diocesanos e a fundação da Associação Brasileira de Médicos Católicos, já aprovada pela CNBB e prevista para o encerramento do Congresso.”, finaliza Spineti.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo