Vídeo

Conferência dos bispos partiu do desejo de Dom Hélder Câmara

A CNBB, nasceu de um sonho de congregar, reunir e autorizar, em espírito de colegialidade, os bispos do Brasil, dispersos na imensidade geográfica do País. A primeira necessidade foi de colocar em comum os desafios e esperanças de cada pastor na missão de evangelizar e de fazer da Igreja um organismo de unidade.

O desempenho de Dom Hélder Câmara frente a ação católica como vice-assistente nacional fez com que ele aprofundasse seu conhecimento diante da realidade pastoral do País. Partiu dele a intenção de unir, em conferência, os bispos do Brasil.

Ainda como padre ele desenvolveu um trabalho para a criação da conferência. O sonho de Dom Hélder se consolidou no dia 14 de outubro de 1952, quando foi criada a CNBB.

A conferência teve sua 1ª Assembléia no Colégio São Joaquim, na sede do Episcopado do Rio de Janeiro. Neste local foi constituída a comissão permanente da entidade. Dom Carlos Carmelo foi eleito o primeiro presidente e Dom Hélder, por aclamação, secretário-geral, cargo que exerceu por 12 anos.

Dom Aloísio Cardeal Lorscheider, os Cardeais Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Eugênio Sales, Dom Lucas Pereira Neves e Dom Luciano Mendes são vozes de coragem e profecia da CNBB diante da Igreja no Brasil. Em 31 de outubro de 1987, na comemoração dos 25 anos da Conferência, a sede da CNBB foi transferida para Brasília, de onde parte a coordenação das 26 pastorais e de onde são direcionadas as 17 regionais do País.

Após 56 anos de fundação, o maior episcopado do mundo continua forte e atuante como queriam seus fundadores, busca a cada dia levar a evangelização, o nome e de Cristo e de sua Igreja a todos os brasileiros.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo