Convenção

Comunidade Shalom vai celebrar seus 40 anos com o Papa no Vaticano

Convenção dos 40 anos da Comunidade Católica Shalom vai acontecer de 23 a 28 de setembro em Roma

Verônica Suênia,
Da Redação

Foto: Comunidade Shalom

A convenção dos 40 anos da Comunidade Católica Shalom vai acontecer de 23 a 28 de setembro em Roma. Depois de 2 anos de pandemia, a família Shalom vive com expectativa a renovação de seu compromisso neste ano.

Os membros da Obra Shalom estão se organizando no mundo todo para irem peregrinar no coração da Igreja e renovar sua oferta de vida a Deus, diante do Papa Francisco. 

Gabriella Dias, que faz parte do Núcleo da Comunidade, está na organização da convenção. Ela disse que é um momento de dupla alegria, de reencontro e gratidão a Deus pelo serviço à Igreja e evangelização dos jovens ao longo desses 40 anos de caminhada. 

Veja também:
.: Comunidade Católica Shalom completa 40 anos em 2022

Gabriella lembra que a Shalom nasceu aos pés do Papa, na pessoa de São João Paulo II em 1980, quando esteve no Brasil. 

Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, através do arcebispo de Fortaleza na época, apresentou ao Papa uma carta que ofertava sua vida a Deus e à Igreja através da juventude, sem imaginar o que Deus faria através desse sim. 

“A Shalom nasceu aos pés do Papa, por isso a inspiração de a cada 5 anos ir renovar nossa oferta de vida lá, aos pés de Pedro. Temos uma grande identificação também com o Papa Francisco.”

O convite ao Papa

Moysés se encontrou em Audiência privada com o Papa no mês de abril e partilhou sobre os 40 anos de caminhada e dedicação aos jovens e aos pobres. 

O fundador da comunidade ouviu o Papa e também respondeu à algumas perguntas sobre a presença do Shalom em vários países do mundo. Na ocasião, Moysés apresentou o desejo de ter sua presença na convenção e Francisco aceitou o convite. 

“Devido a realidade atual de crise financeira e pós-pandemia, sabemos que não será possível todos irem, mas teremos uma boa representatividade na convenção, sejam amigos, benfeitores, pessoas ligadas à Obra Shalom ou que foram alcançadas por nosso carisma.”

Tema e missão

O tema escolhido para esse ano diz muito do que significa a missão Shalom: “Amigos de Deus, amigos dos jovens, amigos dos pobres”.

Em primeiro lugar, a comunidade busca ajudar as pessoas a descobrirem o amor apaixonado de Deus. A evangelização da obra começou com os pobres e têm os jovens como prioridade. Está na história e no centro do carisma Shalom

“Na pandemia o Shalom saiu às ruas para alcançar os amigos que não tinham como ficar em casa, porque não tinham lar”, disse Gabriella.

A programação da convenção ainda está sendo definida. As basílicas em Roma serão visitadas e convites serão feitos para que possam acontecer celebrações de Missas nas principais igrejas da cidade eterna. Em breve será divulgada a programação oficial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo