Data mundial

Combate ao estresse: data reforça cuidados com a saúde mental

Psicóloga dá dicas para evitar o estresse, como organizar a rotina, ter um bom sono e valorizar os pequenos acontecimentos da vida 

Thiago Coutinho
Da redação

combate ao estresse

Dependendo do grau e da intensidade do estresse, é importante buscar ajuda especializada, orienta psicóloga/ Foto: PeopleImages by Getty Images

Nesta quinta-feira, 23, celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Estresse, uma data que vem reforçar os cuidados com a saúde física e mental, a fim de evitar o estresse, esse estado de tensão que pode trazer danos à saúde.

“O estresse é definido como uma resposta física do organismo humano a determinado estímulo. É a resposta do organismo a situações e estímulos que representam ameaças ou circunstâncias súbitas”. Quem explica é a psicóloga Marilene Kehdi, especialista em atendimento clínico.

Segundo a psicóloga, esse mecanismo coloca a pessoa em estado de alerta, de alarme, provocando alterações físicas e emocionais. “O corpo humano se sente sob ataque e entra no modo lutar ou fugir, o que provoca a liberação de hormônios e substâncias químicas como cortisol, adrenalina e outros. Em excesso, esses hormônios podem causar problemas físicos e psicológicos”, acrescenta.

Principais características

Quem está sob estresse, apresenta alguns sintomas físicos e psicológicos: alterações no humor (a pessoa fica mais irritada), insônia, tensão muscular, dores de cabeça constantes, fadiga, aumento de peso, problemas de pele e baixa concentração. Cada pessoa, porém, responde de maneira distinta a uma situação de estresse.

“Algumas pessoas tendem a se preocupar mais do que outras”, detalha Marilene. “Cada um é cada um. Algumas pessoas são muito rígidas consigo mesmas, cobram-se demais. Os motivos para isso são vários e cada ser humano reage de acordo com sua personalidade e jeito”.

Enquanto especialista, Marilene recomenda a estas pessoas um acompanhamento médico, para combater o estresse de maneira efetiva. “Psicoterapia ajuda no autoconhecimento, saber seus pontos fortes e fracos, respeitar seus limites, tudo isso ajuda”, pondera.

Atenção ao grau de estresse e dicas 

A pandemia trouxe consigo, em muitos casos, aumento no nível de estresse e preocupação das pessoas. Para Marilene, é importante que as pessoas analisem quaisquer mudanças ou alterações muitos bruscas no humor e busquem ajuda.

“É importante ter uma rotina organizada, mudar o estilo de vida, a rotina, ter momentos para relaxar e não se exigir demais. São maneiras para reduzir o estresse. Agora, dependendo do grau e da intensidade do estresse, é importante, quando os sintomas físicos e psicológicos se tornam muito altos, buscar ajuda especializada. Tudo vai depender do grau e da intensidade do que a pessoa sente, especialmente se for algo crônico”, afirma.

O fato é que se o estresse não for combatido a contento, pode desencadear problemas físicos e emocionais. Um ponto de atenção é também, nesse sentido, o ambiente corporativo. “É importante organizar a rotina de trabalho, ter prioridades, planejamento para gerir o tempo de trabalho e não desencadear problemas de saúde e até transtornos mentais”, observa Marilene.

A psicóloga finaliza com algumas dicas que fazem diferença para se evitar o estresse: organizar a rotina, respirar profundamente ao longo do dia, reservar alguns espaços de tempo para lazer, observar a alimentação, exercitar-se, valorizar os pequenos acontecimentos da vida e ter um sono reparador.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo