Tempestade

"Ciclone Bomba" atinge região sul do Brasil

Fenômeno foi formado por ciclone extratropical associado a passagem de frente fria

Da redação, com Agências

Ciclone Bomba atingiu região Sul do Brasil./ Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

A formação de um ciclone extratropical, associado a passagem de uma frente fria, provocou um fenômeno chamado de “ciclone bomba” na região Sul do Brasil. Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foram fortemente atingidos com chuvas, ventos fortes e granizo.

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros (CBMSC) e Polícia Militar (PMSC), afirmou que foram 49 os municípios atingidos, e que os temporais provocaram três mortes. Uma idosa de 78 anos faleceu em Chapecó atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz um homem foi atingido por fios de alta tensão. Já em Tijucas ocorreu um óbito em uma estrutura colapsada e outra pessoa segue desaparecida. No Rio Grande do Sul, um homem de 53 anos morreu após ser soterrado em um deslizamento de terra devido ao temporal. O caso aconteceu em Nova Prata, na Serra.

Em diversos pontos da região Sul, os ventos causaram queda da energia elétrica. No total 1.360.962 unidades consumidoras foram afetadas. Também foram relatados quedas de árvores em muitos pontos e destelhamento de casas. A defesa civil permanece em campo realizando o levantamento dos estragos.

Para esta quarta-feira, 1, o deslocamento do ciclone extratropical em direção ao oceano ainda deixa condições de rajadas de vento muito fortes, podendo superar os 100 km/h.

A previsão é de que o mar no litoral da região sul permaneça agitado e que haja ressaca com altura das ondas podendo superar os quatro metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Existe ainda o risco de alagamentos costeiros associados a maré alta entre a manhã de quarta-feira, 1, e quinta-feira, 2, em toda a região costeira.

Após a passagem do ciclone, uma onda de frio começa na região, derrubando as temperaturas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo