Século de Dom Helder Câmara

Centenário do nascimento de Dom Helder é lembrado em Recife

Nesta segunda-feira, 12, teve início o Seminário Nacional "O Século de Dom Helder: cristianismo e construção da cidadania no Brasil, ontem e hoje". O evento é uma promoção do Regional Nordeste 2 da CNBB (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), em parceria com o Instituto Dom Helder Câmara, arquidiocese de Olinda–Recife e a Universidade Católica de Pernambuco para comemorar o centenário de nascimento de Dom Helder, falecido em 1999.

O encontro conta com celebração ecumênica, fóruns, mesas-redondas e mini-cursos em sua programação e convida pesquisadores a refletirem, de maneira crítica e propositiva, sobre temas que interessaram Dom Helder, enquanto pessoa humana, cristão, cidadão brasileiro, homem de cultura e homem de igreja.

A abertura aconteceu no auditório da Universidade Católica de Recife com uma palestra intitulada "A Conferência da CNBB ao Vaticano: Dom Helder e a busca constante de colegialidade e comunhão", ministrada por padre Gervásio Fernandes de Queiroga.

Até o dia 15, quando encerra o Seminário, várias temáticas tratarão sobre o então arcebispo de Olinda e Recife. Também serão proferidas palestras, mesas-redondas e fóruns sobre temas que vão desde a "Gestão de Espaços Públicos" a "Igrejas e Direitos Humanos" e "Perspectivas da Articulação entre Fé e Política".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo