Itaici

Celebração marca início dos trabalhos da 47ª Assembleia dos Bispos

Os trabalhos da 47ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil começaram nesta manhã, 22, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Logo cedo os bispos se reuniram na Capela da Vila Kostka para a Celebração de abertura presidida pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Dom Geraldo deu as boas vindas aos bispos e refletiu sobre a leitura de Ef 1, 3-14 onde o apóstolo Paulo apresenta o dom da salvação, concedido por Deus Pai, por meio de Jesus Cristo. O Bispo destacou as ‘benção espirituais’ enumeradas na leitura: a primeira é o chamado dos eleitos a uma vida santa, a segunda é o modo estabelecido por Deus para nossa santidade: a filiação divina, a terceira a salvação realizada por Cristo na cruz, a quarta o mistério da vontade do Pai, a quinta a eleição de Israel e a sexta, o chamado aos gentios (pagãos) a partilharem da salvação, antes reservada a Israel. [Ouça íntegra da homilia]

E pediu que “estas bençãos proclamadas pelo Apóstolo, nos acompanhem e nos inspirem em nossos trabalhos, alimentem nossa convivência fraterna e estimulem nossa responsabilidade eclesial”.

“Esta Assembleia Geral nos possibilite experimentar e testemunhar que ‘também nós, tendo ouvido a Palavra da verdade – o Evangelho da nossa salvação – e nela tendo crido, fomos selados pelo Espírito da promessa, o Espírito Santo, que é o penhor da nossa herança, para a redenção do povo que Cristo adquiriu para o seu louvor e glória”, concluiu Dom Geraldo.

Após a Celebração os bispos se dirigiram ao Auditório Rainha dos Apóstolos onde acontecerão os trabalhos durante estes dias do encontro. Na parte da manhã será apresentado o relatório de atividades da Presidência da CNBB no ano de 2008 e a votação da pauta da Assembleia.

Nas duas sessões da tarde serão apresentadas as análises de conjuntura social e eclesial e, na primeira coletiva de imprensa da Assembleia, compõe a mesa, o Bispo de Teresina (PI), Dom Sérgio da Rocha, o Bispo de Jales (SP), Dom Demétrio Valentim e o Cardeal Arcebispo de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo.

Em seguida, às 18h, acontece a Celebração da Santa Missa na Capela central presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, com participação especial dos 22 novos bispos nomeados desde a última Assembléia.

Leia mais
.: Assembleia da CNBB pode ser acompanhada pelo Twitter
.: Veja fotos da Celebração
.: Fotos da cerimônia de abertura

.: Porta-voz da Assembleia da CNBB fala sobre preparação dos trabalhos

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo