Missão Catequética

Catequese que não transforma a vida não pode ser verdadeira

A missão catequética foi tema central da homilia do bispo da Diocese de Goiás (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Eugênio Rixen, na Santa Missa desta sexta-feira, 24, durante a 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos em Indaiatuba (SP) desde o dia 22.

Segundo o prelado a catequese procura enxergar as alegrias e os sofrimentos das pessoas e ouvir o clamor do povo. “No início da catequese, mais do que uma palavra, precisamos escutar aqueles que nos procuram, a exemplo do Ressuscitado, que caminhava ao lado dos discípulos de Emaús”, ressaltou. [Leia e ouça a homilia]

Dom Eugênio assinalou também, em seu discurso, que o texto-base deste ano catequético lembra a metodologia da catequese que começa pela escuta. “No caminho catecumenal, a primeira coisa que os instrutores fazem é escutar”, observou.

Sobre a missão do catequista, afirmou que o evangelizador é chamado a ser um grande apaixonado por Jesus e a alimentar-se da Sua Palavra. E ainda salientou que o Evangelho, vivido na sua radicalidade, sempre vai incomodar, mas também é semente de tantos mártires.

Veja mais fotos no Flickr

O prelado enfatizou que a catequese visa preparar os fiéis para viverem o sacramento da iniciação – Batismo, Eucaristia e Crisma –, não para celebrar ritos sem compromissos, mas para reviver os mistérios pascais da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo.

Para Dom Rixen, há uma ligação profunda entre a Eucaristia e a partilha do pão, a qual nos leva a entender melhor a Eucaristia, e esta nos leva a partilhar o pão. “Fazer viver isso é o grande desafio da catequese”.

O presidente da celebração conclui que uma catequese que não leva à transformação da vida e da sociedade não pode ser uma verdadeira catequese. “A catequese procura fazer com que os catequizandos e crismandos apaixonem-se por esse Jesus. Todo o resto é consequência”, finalizou.

Leia mais
.: O essencial é ser verdadeiro discípulo de Cristo, diz Dom Eugênio
.: O Evangelho tem respostas para os desafios atuais, diz Bispo
.: Coletiva de imprensa da 47ª Assembleia da CNBB

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo