CORONAVÍRUS

Casos globais da pandemia atingem 111 milhões de pessoas, aponta OMS

Ainda de acordo com a entidade sanitária, os países com as mais altas taxas de morte por conta da pandemia são Estados Unidos, Índia e Brasil

Da redação, com Reuters

A Covid-19 pelo mundo: Estados Unidos, Índia e Inglaterra lideram o ranking de países com mais infectados e mortos pela pandemia / Foto: Reprodução Reuters

O total de de casos de Covid-19 no mundo ultrapassou 111,41 milhões até esta terça-feira, 23, com o número de mortos chegando a 2,5 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os Estados Unidos notificaram 27.828.370 casos confirmados de coronavírus e 495.275 mortes, respectivamente, as taxas mais elevadas do mundo, de acordo com a OMS. Dados da OMS mostraram ainda que a Índia é o segundo país mais afetado globalmente, com 11.016.434 casos. O Brasil seguiu com 10.168.174 casos, relatando o segundo maior número de mortes do mundo, de 246.504 pessoas.

A pandemia em outros países

Países com mais de 2 milhões de casos confirmados ainda incluem Rússia, Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Turquia, Alemanha, Colômbia e Argentina. Países com mais de 50 mil mortes incluem Índia, México, Grã-Bretanha, Itália, França, Rússia, Irã, Espanha, Alemanha e Colômbia, de acordo com a OMS.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse, na terça-feira, 23, que adotar medidas diferenciadas de prevenção e controle de pandemia em diferentes regiões é uma prática melhor. Na segunda-feira, 22, mais de 60 cidades e vilas ao longo da costa sudeste do país decidiram fechar as portas nos próximos dois fins de semana.

Após o anúncio do roteiro de saída do bloqueio feito segunda-feira, 22, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse ter esperanças de que todas as restrições ao coronavírus na Inglaterra sejam removidas até 21 de junho.

A Inglaterra está atualmente sob o terceiro isolamento social em nível nacional desde o início da pandemia no país. Medidas de restrição semelhantes também estão em vigor na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Também nesta terça-feira, 23, o primeiro-ministro da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou o roteiro do confinamento do coronavírus. Sendo assim, quatro pessoas de duas famílias serão autorizadas a se reunir ao ar livre a partir de 15 de março.

O governo britânico é responsável apenas pelas restrições ao coronavírus na Inglaterra. Os governos delegados na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte são responsáveis ​​por suas próprias políticas em relação a questões de saúde pública.

Espanha e Israel continuam a combater a pandemia

A incidência do coronavírus na Espanha caiu nesta terça-feira, 23, para menos de 250 casos por 100 mil habitantes, um nível considerado de “risco extremo” pelo governo. O Ministério da Saúde espanhol confirmou que a incidência do vírus, medida nos últimos 14 dias, caiu de 252,19 casos por 100 mil habitantes na segunda-feira, 22, para 235,84 na terça-feira, 23, continuando a tendência de queda das últimas quatro semanas.

O governo exigiu medidas rigorosas de prevenção e controle da pandemia, visto que o número de pacientes infectados com as variantes do coronavírus ainda está crescendo.

O gabinete especial de Israel que lida com a pandemia COVID-19 na terça-feira, 23, aprovou um toque de recolher noturno de três dias para conter a propagação do vírus durante o feriado judaico de Purim. O toque de recolher em todo o país será imposto de quinta a domingo e durará das 20h30 (1830 GMT) às 5h (0300 GMT) da manhã seguinte, de acordo com um comunicado divulgado pelo governo.

Enquanto o mundo luta para conter a pandemia, a vacinação está em andamento em muitos países com vacinas já autorizadas.

Enquanto isso, 255 vacinas ainda estão sendo desenvolvidas em todo o mundo — 73 delas em testes clínicos — em países como Alemanha, China, Rússia, Grã-Bretanha e Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela OMS nesta terça-feira, 23.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo