Apelo de solidariedade

Cáritas Brasileira lança Apelo de Emergência para venezuelanos

As doações contribuirão para que a Diocese de Roraima e a Arquidiocese de Manaus possam ajudar 21.030 migrantes e refugiados

Da redação, com Cáritas Brasileira

Em resposta à situação de crise humanitária que atinge a população da Venezuela, a Cáritas Internacional, a partir da solicitação da Cáritas Brasileira, lançou o Apelo de Emergência (EA) para ajuda imediata aos migrantes e refugiados venezuelanos. O diretor executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio da Silva Mandela, destacou a importância do apelo de solidariedade diante da crise humanitária que tem trazido muitos venezuelanos para o Brasil.

A maior parte dos refugiados venezuelanos no Brasil se encontra em cidades dos estados de Roraima e Amazonas. De 2015 a 2018 o país já recebeu entre 40 e 100 mil migrantes e refugiados venezuelanos, segundo o Comitê Federal de Assistência Emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária. Isso representa 20% da população de Roraima.

A assessora nacional da Cáritas Brasileira, Cristina dos Anjos enfatiza que é preciso garantir espaços humanizados de acolhida, de forma a ouvir os clamores, tanto da Igreja local como das pessoas. “É urgente e necessário que a Igreja, de uma forma geral, possa incidir no sentido de garantir que seja humanizada essa situação dos venezuelanos”, declarou.

Para atender as necessidades emergenciais dos migrantes venezuelanos a Igreja no Brasil está se mobilizado em diversas frentes, desde a organização de doações e preparo de alimentos até a gestão de abrigos, e encaminhamentos para assistência médica e jurídica.

As doações contribuirão para que a Diocese de Roraima e a Arquidiocese de Manaus possam ajudar 21.030 migrantes e refugiados. O projeto em execução prevê que oito mil pessoas serão beneficiadas com alimentação; nove mil e quatrocentas pessoas com água e itens de higiene; 80 pessoas com realocação; 350 pessoas com assistência em saúde; três mil pessoas com atendimento jurídico e psicológico; 200 pessoas com a incidência política. O investimento total necessário para essas ações terá o valor de R$ 2.634.758,00.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo