Período de transição

Cardeal Sérgio da Rocha expressa gratidão à arquidiocese de Brasília

Nomeado pelo Papa, Cardeal assumirá governo pastoral de Salvador (BA); na transição, permanecerá em Brasília

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Padre Roger Araújo

Dom Sérgio da Rocha/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Após nove anos à frente da arquidiocese de Brasília, o Cardeal Sérgio da Rocha manifesta sua gratidão à Igreja local, tendo em vista que assumirá uma nova missão: o governo pastoral da arquidiocese de São Salvador (BA). “Olho para a Arquidiocese de Brasília com um sentimento de profunda gratidão. Aqui tive a graça de viver e servir como arcebispo (…). Em Brasília me senti amado e acolhido numa grande família”.

A nomeação do cardeal foi divulgada nesta quarta-feira, 11, após o Papa Francisco acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom Murilo Krieger, por motivo de idade. Neste primeiro momento transitório, Dom Sérgio continuará na Arquidiocese de Brasília como administrador apostólico.

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje – logo após o anúncio da nomeação – Dom Sérgio destacou a acolhida que recebeu por inúmeras vezes nas comunidades de Brasília e declarou que admira a convivência fraterna existente na arquidiocese.

Ao falar sobre o período de transição que viverá a partir de agora, o cardeal citou o discurso do Papa Francisco em 2013, quando esteve em Aparecida: “Em seu discurso em Aparecida, o Papa recomendava três atitudes importantes na vida a serem vividas neste momento de transição: deixar-se surpreender por Deus, conservar a esperança e viver na alegria. Deus nos surpreende com seu amor infinito que ultrapassa os limites do pensar e sentir”.

Dom Sérgio agradeceu pelos anos de trabalho em meio a tantos desafios pastorais, em que teve a graça de ver o crescimento e a vitalidade da Igreja em Brasília. “Nada foi realizado sem a graça de Deus e a colaboração de tantas pessoas que atuam nas comunidades e pastorais”.

O cardeal sublinhou que gostaria de ter feito mais pela Igreja em Brasília e desejou que os católicos da arquidiocese permaneçam unidos, sendo uma Igreja sempre mais missionária, misericordiosa e acolhedora. “Agradeço a todos os irmãos e irmãs que me acompanharam com suas orações, estima e trabalhos pastorais”. Dom Sérgio também recordou com gratidão dos bispos auxiliares e emérito. “Rezem por mim e estejam certos que estarão sempre em minhas orações e coração!”.

Arquidiocese de São Salvador

Ao resumir seus sentimentos diante do novo serviço que assumirá na Igreja, enquanto arcebispo de São Salvador da Bahia, Dom Sérgio pontuou que está experimentando neste tempo três verbos/atitudes: agradecer, amar e servir. De acordo com o cardeal, sua gratidão é a Deus, ao Papa Francisco, Dom Murilo Krieger e a tantos que manifestaram uma acolhida fraterna desde o primeiro momento de sua nomeação.

Sobre o ato de amar, Dom Sérgio frisou que desde já sente-se parte da grande família que é a Arquidiocese de Salvador. “Posso dizer que já estou, de alguma maneira, experimentando o amor de tantos irmãos e irmãs de Salvador”. Ao se referir ao verbo servir, o cardeal observou que foi para isso que foi nomeado. “Estou sendo nomeado para ser um servidor da Igreja em Salvador (…). Para isso é preciso muita graça de Deus e da presença amiga e colaboração de tantos que ali participam da vida da Igreja: clero, bispos, religiosos e religiosas, leigos e leigas”.

Mensagem de Dom Sérgio para a Arquidiocese de Salvador

Confira a íntegra da mensagem escrita pelo cardeal para a Arquidiocese de Salvador:

“Queridos irmãos e irmãs da Arquidiocese de Salvado, Envio esta mensagem fraterna a todos, neste dia da minha nomeação, resumindo tantas coisas que gostaria de dizer-lhes em três palavras, que expressam bem os meus sentimentos: agradecer, amar e servir. AGRADECER. Em primeiro lugar, venho agradecer a Deus, que sempre nos surpreende com seu amor imenso, a ele confiando a nova missão que estou recebendo, na certeza de contar sempre com a sua graça. Manifesto especial agradecimento ao Papa Francisco pela nomeação para uma missão tão exigente numa Igreja com história e cultura tão belas e um povo tão acolhedor. Minha sincera gratidão a Dom Murilo Krieger, pelo seu fraterno apoio e por sua generosa dedicação ao longo destes anos, em Salvador. Estendo este agradecimento a todos os irmãos e irmãs que têm se dedicado ao serviço da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, pelo grande amor à Igreja. AMAR. Desde o primeiro momento da nomeação recebida, tenho voltado o olhar e o coração para Salvador como minha nova família. Com amor de pai, irmão e amigo, assumo esta nova missão com esperança e alegria, sabendo que vou encontrar irmãos e amigos, com os quais quero conviver fraternalmente e trabalhar juntos pelo Reino de Deus. Já me sinto parte dessa família acolhedora. Pela graça de Deus e contando com a ajuda de todos, tenho a esperança de crescer na vivência do lema que tem iluminado meu ministério episcopal “tudo na caridade”, com especial atenção aos que mais sofrem, animado pelo exemplo de Santa Dulce dos Pobres, a quem muito admiro e venero. SERVIR. Quem ama a Igreja, participa de suas alegrias e dores e coloca-se ao seu serviço com generosidade. Venho como servidor do Povo de Deus. Espero poder servir sempre, de coração, a Igreja de Salvador, valorizando o caminho que tem sido percorrido e apoiando as iniciativas pastorais em andamento. Participação, comunhão e missão, resumem bem o caminho a seguir. A missão evangelizadora exige a participação de todos e a comunhão entre todos. Pela graça de Deus, possamos caminhar unidos, como Igreja missionária, valorizando as diversas vocações e ministérios, em comunhão com o Papa Francisco e a Igreja no Brasil, participando do Regional Nordeste 3, ao qual tenho a graça de começar a pertencer. Quem quer amar e servir necessita de muita oração. Por isso, peço encarecidamente: rezem por mim! Estejam certos de minhas orações. Continuem a assumir a vida e a missão da Igreja em Salvador, com Dom Murilo, que assume a missão de Administrador Apostólico da Arquidiocese até o início do meu ministério. Peço as bençãos do Senhor Bom Jesus do Bonfim para todos, contando com a intercessão materna de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Santa Dulce dos Pobres. A todos, envio a benção de Deus e um afetuoso abraço!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo