Ecologia

Canção Nova sedia 2º Simpósio Ambiental do Vale do Paraíba

O evento acontece em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo

Da redação
André Cunha

Canção Nova sedia 2º Simpósio Ambiental do Vale do Paraíba

Representantes da Polícia Ambiental de São Paulo participam do 2º Simpósio Ambiental na Canção Nova

Apresentar projetos e práticas viáveis para a sustentabilidade é um dos objetivos do 2º Simpósio Ambiental do Vale do Paraíba, que acontece na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), neste sábado, 29. O evento é realizado em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.

A pauta do dia trouxe temas como “Educação Ambiental”, “Resíduos Sólidos”, “Licenciamento Unificado”, “Programa Município Verde Azul”, “Sistema Agroflorestal” e “Logística Reversa” – apresentado pelo Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas.

O II Simpósio Ambiental tem também caráter celebrativo, pelos 15 anos de exibição do programa “Preservação Ambiental”, veiculado pela TV Canção Nova. O missionário da comunidade católica, apresentador e diretor do programa, Marcelo Chaves, falou da experiência de evangelizar por meio de um programa ambiental.

“É um grande privilégio levar essa evangelização diferenciada, levar às pessoas as belezas do nosso Brasil e também do mundo como obras do Criador. Não simplesmente do ponto de vista preservacionista, mas trazendo aquilo que é obra de Deus, criada, dada a cada um de nós de maneira gratuita. A Canção Nova por meio do ‘Preservação Ambiental’ quer levar essa evangelização às pessoas, incutindo no coração delas a conscientização e a educação ambiental”.

Conscientização ambiental

Para o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, que fez a primeira colocação do evento, a população entende a importância do meio ambiente, mas quase sempre não sabe como contribuir para melhorá-lo. Neste sentido, o II Simpósio Ambiental do Vale do Paraíba é uma oportunidade para informar o povo a respeito do assunto.

“Não vamos mudar nenhum índice de meio ambiente no estado se não for por uma educação ambiental. Então, acho que essa é uma questão importante: conscientizar a população, muito mais do que fazer leis, obrigando as pessoas a fazerem isso ou aquilo”, disse o secretário.

Plantio de mudas

Para encerrar a segunda edição do evento, os participantes farão o plantio de 400 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, doadas pelo Instituto Florestal do estado de São de Paulo, nas dependências da Canção Nova.

“Mas do que impacto ambiental, o objetivo é de transformação social. O ato do plantio tem um valor agregado, uma importância que ultrapassa os limites de efetivo ganho ambiental. Acho que este ato é carregado de um simbolismo todo especial. As pessoas, por meio de atos muito simples como esse, com o plantio de uma única árvore ou de 400, como acontece hoje, tem uma importância muito maior sobre o aspecto da conscientização”, destacou o ex-comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel Milton Normura.

O recém-nomeado comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel Renato Cerqueira Campos, também participou do evento. Em sua gestão, o novo comandante pretende, segundo disse, continuar o “excelente” trabalho ambiental realizado até então.

Programa ambiental

No ar desde 1999, o “Preservação Ambiental” mostra as belezas naturais do Brasil, e leva aos telespectadores uma mensagem de conscientização e preservação. Foram gravados mais de 100 programas, que já esteve em diversas regiões do país.

O “Preservação Ambiental” é exibido pela TV Canção Nova aos domingos, às 7h30, e sexta-feira, às 16h30. Desde o início, o programa tem parceria com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, que contribui com informações técnicas, educação ambiental, trabalho preventivo e fiscalização.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo