Aniversário Natalício

Canção Nova celebra 82 anos de Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas nasceu em Elias Fausto, em 1936

Denise Claro
Da redação

Monsenhor Jonas Abib completa 82 anos / Foto: Canção Nova

Nesta sexta-feira, 21, a Canção Nova comemora o aniversário de 82 anos de seu fundador, Monsenhor Jonas Abib. Às 10h foi celebrada a Santa Missa, no Santuário do Pai das Misericórdias, em que estavam presentes amigos, familiares e membros da Comunidade.

Monsenhor Jonas, em suas palavras iniciais, após o canto de entrada “Vigia esperando a Aurora”, acolheu a todos os presentes, e falou da alegria pela comemoração do dom de sua vida:

“Vigia esperando a Aurora… agora rumo aos 90. Eu faço como São Paulo, se é para o bem de vocês, eu quero ficar! Muito obrigado a cada um que veio, que acompanha pela televisão, fazemos uma só festa louvando ao Senhor. A minha vida é tanta graça que eu só posso agradecer ao Senhor. Agradeço também de maneira muito especial aos sacerdotes. Somos uma plêiade de sacerdotes louvando ao Senhor com o máximo do sacrifício que é a Eucaristia. Deus lhes pague.”

A homilia foi feita por Padre João Gualberto, membro da Comunidade Canção Nova, que abordou a liturgia do tempo do Advento:

“O tempo que nós estamos vivendo é muito intenso, porque nós estamos aguardando ‘Aquele que vem’, um Salvador, um Deus que caminha com seu povo, um Deus que abre a boca dos profetas, e anuncia os acontecimentos futuros. Tempo de expectativa. Precisamos nos deixar ser comovidos e moldados por Deus.”

O sacerdote afirmou que Padre Jonas sempre pregou sobre Jesus e sua vinda. Recordou que o nascimento de Jesus foi uma “Nova Primavera, Primavera eterna”. A homilia lembrou também a figura de Maria, que aceitando ser mãe do Salvador, vai ao encontro de sua prima Isabel.

Vida e Missão

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova./ Foto: Reprodução TV Canção Nova.

Sobre a vida e missão de Monsenhor Jonas, Padre João Gualberto lembrou que o sacerdote teve sua vocação conhecida desde cedo, quando foi para o seminário, e ao longo do tempo ‘aprendeu a ouvir a voz de Deus’.

O sacerdote falou sobre a leitura orante da Palavra de Deus, o método ‘A Bíblia do meu Dia a Dia’, iniciado por Monsenhor Jonas e sobre seu trabalho com a juventude:

“Depois de um tempo com eles, Deus colocou no seu coração este pedido de convidar aqueles jovens para entregar um ano de consagração ao Senhor. Aquilo que o senhor já vivia, que o senhor já pregava para eles, o senhor os convidou a viver, e daí nasceu a Canção Nova. Gostaria de dizer o quanto o senhor nos marcou com a sua docilidade a Deus, com seu amor à Virgem Maria, com a sua dedicação. Nós celebramos 40 anos da Canção Nova, já é uma geração. O senhor está deixando um legado para seus filhos, netos, bisnetos: um legado vivido na Graça de Deus, na escuta de Deus e na obediência a Deus.”

O sacerdote lembrou que muitas pessoas foram atraídas pelas pregações do fundador, por sua vida e convicção ao evangelizar: “O senhor falava como se estivesse vendo as coisas, como se visse Deus falando, e isso ia firmando a fé no coração das pessoas.”

Padre João Gualberto ainda lembrou que neste tempo do advento, Monsenhor Jonas comemora ‘duas festas’: aniversário de ordenação e aniversário natalício. “Antes o sacerdócio (celebrado em 8 de dezembro), e depois o nascimento. Escolhido antes que fosse gerado no ventre da sua mãe.”, disse.

O sacerdote apresentou sua gratidão a Deus pela vida de Monsenhor Jonas, em nome de todos os presentes: “O que mais o senhor pregou foi sobre a Segunda Vinda de Cristo. ‘O Senhor está às portas. O Amado está chegando, se preparem’. Pela sua entrega a Deus, estamos todos nós aqui também agradecendo ao Senhor pelo Dom da sua vida. Agradecemos pela sua entrega, pela sua obediência, humildade e fidelidade a Deus.”, concluiu.

Após a comunhão, Monsenhor Jonas partilhou com os presentes um pouco de sua história, contando sobre seu nascimento e sua vocação salesiana, e como Dom Bosco sempre esteve presente em sua vida. Ao final, recordou com alegria a Canção Nova, que foi para ele um chamado de Deus, uma obra hoje com tantos frutos.

Os presentes, juntamente com os cofundadores Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim, puderam cantar parabéns e rezar por Monsenhor Jonas, demonstrando seu afeto.

Biografia

Padre Jonas Abib nasceu na cidade de Elias Fausto, em 21 de dezembro de 1936. Filho de Sérgio Abib e de Josepha Pacheco Abib, se mudou para São Paulo e aos 7 anos de idade iniciou o curso de primeiro grau no Colégio Padre Moye, dirigido pelas Irmãs da Providência de Gap.

Aos 12 anos, passou a estudar no Liceu Coração de Jesus na capital paulista e a trabalhar nas oficinas de artes gráficas, no setor de encadernação. Aos 13 anos, foi transferido para o Colégio São Manoel, de Lavrinhas (SP), com o objetivo de integrar-se no seminário salesiano, de onde, mais tarde, partiu para Pindamonhangaba (SP), para cursar o ensino médio, no Instituto do Coração Eucarístico, e em seguida foi estudar Filosofia, no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena (SP).

Cursou teologia em São Paulo no Instituto Teológico Salesiano Pio XI do Alto da Lapa e foi ordenado sacerdote em 1964. Escolheu o seguinte lema: “Feito tudo para todos”.

Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Empenhou-se mais ainda no trabalho com a juventude e em 1978 fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.

Em 17 de outubro de 2007, padre Jonas recebeu o título de monsenhor concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título de “monsenhor” é dado pelo Papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.

Atualmente, além de pregador internacional, músico e escritor, Monsenhor Jonas é membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica e da Diretoria Executiva da Fraternidade Católica Internacional, órgão ligado ao Pontifício Conselho para Leigos da Santa Sé, em Roma, e presidente da Fraternidade das Novas Comunidades de Vida e Aliança no Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo