Conscientização

Campanha Junho Vermelho incentiva brasileiros a doarem sangue

Criada em 2015, iniciativa alerta para a queda das doações nos períodos de outono e inverno

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Thiago Coutinho

Incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Este é o objetivo da campanha Junho Vermelho, criada em 2015. A iniciativa surgiu para também dar destaque ao Dia Mundial do Doador de Sangue – celebrado no dia 14 deste mês.

Leia também
.: “Ato simples, mas muito importante”, diz Papa sobre doação de sangue

Este ano, o Ministério da Saúde lançou como tema da campanha: “Seja solidário doando vida”. O organismo do Governo Federal destaca que doar sangue “é seguro, rápido e essencial à vida”.

Imagem: Divulgação

Queda na doação no outono e no inverno

Em sua campanha, o Ministério da Saúde reforça que, devido aos períodos de outono e inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa.

A médica hematologista e hemoterapeuta da Fundação Pró-Sangue, Luciana Sampaio, ressalta ainda que os meses de inverno historicamente representam um período ainda mais crítico, ou seja, de menor doação.

“Em julho há ainda o impacto das férias e viagens em família. Porém é importante salientar que já estamos com os estoques muito baixos e o agravamento da situação pode comprometer o tratamento dos pacientes, principalmente aqueles em programação cirúrgica”, alerta.

De acordo com a última atualização do site da Fundação Pró-Sangue – realizada nesta quarta-feira, 1º de junho, os estoques de sangue dos tipos A+, AB+, B+ e AB- estão estáveis. Já os estoques de sangue dos tipo O+, O-, A- e B- apresentam estado crítico.

Importância da transfusão

Luciana frisa que a transfusão de sangue é extremamente importante para uma série de pacientes, principalmente para aqueles em quimioterapia, pacientes cirúrgicos e portadores de anemias crônicas.

“Em algumas situações clínicas a transfusão é uma emergência e o retardo na disponibilização do sangue pode levar ao óbito do paciente”, sublinha. Segundo a médica, os casos emergenciais mais comuns são com vítimas de acidentes de trânsito, ferimentos por arma branca ou arma de fogo e hemorragias em pacientes cirúrgicos.

Como e quem pode doar sangue

Durante a pandemia, a fim de evitar a aglomeração de pessoas, os bancos de sangue implementaram o sistema de agendamento prévio. A médica destaca que na Fundação Pró-Sangue este sistema continua e tem como foco garantir a proteção do doador. Para realizar o agendamento e localizar o posto de coleta mais próximo, o doador deve acessar o site: www.prosangue.sp.gov.br

Luciana lembra que para ser um doador é preciso seguir alguns requisitos, entre eles: ter entre 16 e 69 anos, estar em boa saúde, ter dormido pelo menos 5h nas 24h antes da doação, estar alimentado, ter evitado alimentos gordurosos e comparecer ao banco de sangue com documento de identidade com foto.

Leia também
.: Do doador ao doente: médica detalha etapas da doação de sangue

“Caso faça algum tratamento médico, recomendo que entre em contato com o banco de sangue para tirar dúvidas. Tatuagem e procedimento endoscópico impedem por 6 meses. No site também tem respostas para as principais dúvidas do doador”, complementa.

A hemoterapeuta ressalta que no caso dos menores de idade que desejam doar sangue é necessário o preenchimento de termo específico de autorização pelo responsável legal. Esse termo está disponível no site. Para as pessoas com mais de 60 anos, é necessário que já tenham doado sangue pelo menos uma vez.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo