Convite

Campanha Amazoniza-te promove atividades para Tempo da Criação

Tempo da Criação será celebrado de 1º de setembro a 4 de outubro; Dia da Amazônia também será contemplado

Da redação, com Repam

Entre os dias 1º de setembro e 4 de outubro, é celebrado pelos cristãos de todo o mundo o Tempo da Criação, momento em que se reflete sobre as raízes da fé, no que diz respeito ao cuidado para com a humanidade e tudo o que foi criado por Deus, como num gesto de reconhecimento desse dom. Em 2015, o Papa Francisco instituiu o dia 1º de setembro como Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação.

Valendo-se do que esse tempo proporciona de reflexões e atitudes, a campanha Amazoniza-te preparou algumas ações. Para o Dia de Oração, um roteiro celebrativo foi organizado para ajudar as comunidades a rezarem, conforme o pedido de Francisco. Textos, orações e músicas fazem parte do material que ajuda a refletir sobre o dia com um convite específico a olhar e rezar pela Amazônia.

Uma live com o diretor do filme Amazônia Sociedade Anônima será realizada na sexta-feira, 4.

Estevão Ciavatta participará de um bate-papo com a Dra. Débora Duprat, que foi membro do Ministério Público Federal de 1987 a 2020, e vice-procuradora-geral da República entre 2009 e 2013. O teólogo e diretor do Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia e assessor da REPAM-Brasil, padre Ricardo Castro, também participa da conversa. O filme será exibido em uma sala virtual, no mesmo dia, a partir das 18h. Os interessados em receber o link para assistir ao filme devem se cadastrar no link: https://bit.ly/3bhosHl

Dia 5 de setembro é celebrado o dia da Amazônia e o dia internacional da mulher indígena. Juntamente com uma série de organizações, a proposta é de mobilização nas redes sociais para visibilizar a Amazônia, suas causas e as mulheres indígenas de toda a Pan-Amazônia.

Amazoniza-te

Lançada em julho deste ano, a campanha Amazoniza-te nasceu do diálogo entre organizações eclesiais e da necessidade de sensibilizar a opinião pública brasileira e internacional sobre o perigo ao qual está sendo exposta a vida na Amazônia, com os territórios e as populações.

A campanha levanta o chamado a “Amazonizar-se”, em um convite de ações que articulem as lideranças dos povos e comunidades tradicionais, a Igreja na Amazônia, os diferentes organismos eclesiais, artistas e formadores de opinião, pesquisadores e cientistas. A convocatória “Amazonizar” propõe a participação ativa de todo o povo em defesa da Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios.

As organizações que articulam a campanha são a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Mídia Ninja e Movimento Humanos Direitos (MHuD).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo