Tragédia em números

Brumadinho: autoridades contabilizam 9 mortes e mais de 200 desaparecidos

Rompimento da barragem de dejetos aconteceu nesta sexta-feira, 25

Da redação, com agências

Moradores são vistos em uma área próxima a uma barragem de propriedade da mineradora Vale SA que rompeu / Foto: Washington Alves – Reuters

Bombeiros e equipes de resgates estão à procura de mais de 200 desaparecidos e já confirmaram a morte de 9 pessoas na queda da barragem de dejetos em Brumadinho (MG), nesta sexta-feira, 25, que era administrada pela mineradora Vale S.A., na região sudoeste do estado de Minas Gerais.

De acordo com responsáveis pela Vale S.A., 300 trabalhadores estavam na área no momento do desastre, a maioria almoçando. As identidades das vítimas foram divulgadas pela mineradora na manhã deste sábado, 26, por meio de uma lista. Cerca de 100 pessoas que ficaram presas no acidente foram resgatadas, segundo autoridades locais.

A lama da represa de sexta-feira também atingiu partes da comunidade Vila Forteco, perto de Brumadinho, disseram autoridades. As famílias foram instruídas a evacuar casas em áreas baixas.

“As informações ainda são poucas, estamos aguardando o pronunciamento das autoridades competentes que estão trabalhando no resgate às vítimas. Nossa paróquia, às 15h, rezará um terço da Divina Misericórdia, e às 19h30, Dom Walmor e outros bispos virão a Brumadinho para presidir uma missa em solidariedades a todas as vítimas”, disse o Padre Renê Lopes, responsável pela paróquia São Sebastião de Brumadinho e vigário episcopal da região do Vale do Paraopeba.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, já sobrevoou a região e teve um encontro com o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zeuma, e os ministros do Meio Ambiente (Ricardo Salles), Desenvolvimento Regional (Gustavo Canuto) e Minas e Energia (Bento Albuquerque), além do secretário Nacional de Defesa Civil (Alexandre Lucas). Uma reunião com o presidente da Vale S.A., Fabio Schvartsman, também é aguardada.  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo