No Vaticano

Brasileiros lotam Praça São Pedro para canonização de irmã Dulce

Peregrinos do Brasil, muitos da Bahia, foram ao Vaticano para acompanhar a canonização da freira baiana, primeira santa brasileira

Natália Jael
De Roma

Peregrinos marcaram presença na Praça São Pedro para canonização de irmã Dulce / Foto: Natália Jael

O sol mal tinha nascido e a Praça de São Pedro, no Vaticano, já começava a ser colorida de verde e amarelo. Centenas de peregrinos brasileiros acordaram cedo para acompanhar a cerimônia de canonização de Irmã Dulce. De Salvador, terra da Santa, Cleber Brandão veio com um grupo de duzentos peregrinos. Devoto da primeira santa brasileira, ele conta que conheceu Irma Dulce quando criança. “Ela já era bem conhecida em Salvador e muito admirada por todos, quando eu cheguei perto dela eu fiquei tão nervoso que ao invés de beijar a mão dela ela beijou a minha mão”, recorda o empresário.

Acesse
.: Outras notícias sobre a canonização de Irmã Dulce

Dona Maria das Neves Brandão também veio a Roma para a canonização. Aos oitenta e um anos se recorda do tempo que ajudava Irmã Dulce nas obras sociais. Para a aposentada, o momento é de extrema alegria. “Estar aqui hoje é um grande presente de Deus. Eu sempre amei e admirei Irmã Dulce e estou muito gata por estar aqui hoje.”, se emociona.

Também de Salvador, o casal Jackson Silva e Maria Perpétua Silva eram só emoção na Praça de São Pedro. Jackson é do Ceará e há trinta anos mora em Salvador. Assim que chegou à cidade conheceu a Obra Social de Irmã Dulce e passou a contribuir com o trabalho da freira baiana. “Além da doação, eu compro imagens de Irma Dulce e distribuo nos hospitais para doentes. Recentemente, um conhecido fez uma cirurgia delicada, conseguiu a cura e atribui à devoção que teve início com uma das imagens que doei”, explica.

Jackson e família na Praça São Pedro / Foto: Natália Jael

Histórias de amor e devoção à Irma Dulce se espalham pela Praça. Entra os baianos ela já é chamada de Santa há muitos anos. É assim que Ana Paula Doria se refere à santa. Ela é criadora do grupo “amigas de Dulce” que realiza trabalhos sociais em Salvador e ajuda na organização dos eventos beneficente da Obra de Irmã Dulce. “Nosso propósito é espalhar o amor, o amor em todas as situações. Foi isso que aprendemos com ela e queremos espalhar pelo mundo”, diz.

Quem também está na Praça São Pedro é a atriz Bianca Comparato, que interpretou irmã Dulce no filme “Imã Dulce”, em 2014. Ela não conhecia a história de Irmã Dulce e ficou devota depois da gravação e foi à Roma especialmente para a canonização. “Irmã Dulce foi uma grande mulher, humanitária, e que realizou um trabalho além da religião. Ela fez um bem para o mundo ao mostrar que o amor ao próximo representa cuidar de qualquer pessoa”, diz.

Segundo o Vaticano, são cerca de quinze mil os brasileiros na Praça São Pedro para a canonização. Entre o público o sentimento é um só: amor. Amor pela santa, pela causa e pela história de vida de quem propagou o bem através da fé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo