Biodiversidade

Brasil passa a fazer parte do Protocolo de Nagoia sobre biodiversidade

Protocolo de Nagoia regulamenta o acesso e a repartição de benefícios, monetários e não monetários, dos recursos genéticos da biodiversidade

Da redação, com Agência Brasil

O Brasil depositou na Organização das Nações Unidas (ONU) a carta de ratificação do Protocolo de Nagoia, que regulamenta o acesso e a repartição de benefícios, monetários e não monetários, dos recursos genéticos da biodiversidade.

O protocolo é um acordo multilateral acessório à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Foi elaborada durante a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. Ele foi concluído durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção (COP-10), em 2010, em Nagoia, no Japão, e assinado pelo Brasil no ano seguinte, em Nova York.

Leia também:
.: Seguir ecologia integral para preservar a vida, exorta Dom Walmor
.: CNBB recorda os 5 anos de lançamento da Encíclica Laudato Si
.: Reportagem especial destaca biodiversidade brasileira

O documento tem por objetivo viabilizar a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização dos recursos genéticos da biodiversidade, como plantas, animais e micro-organismos, e dos conhecimentos tradicionais a eles associados. O tratado abrange pontos como pagamento de royalties. Também o estabelecimento de joint ventures (associação de empresas) e financiamentos de pesquisa. Por fim, compartilhamento de resultados e transferência de tecnologias e capacitação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo