Nomeação

Bonfim (BA) e Foz do Iguaçu (PR) ganham novos bispos

Foram nomeados bispos respectivamente das dioceses de Bonfim (BA) e Foz do Iguaçu (PR): Padre Hernaldo Pinto Farias e Dom Sérgio de Deus Borges

Da redação, com Vatican News

Padre Hernaldo Pinto Farias e Dom Sérgio de Deus Borges/ Foto: CNBB

A Diocese de Bonfim, localizada no estado da Bahia, que estava vacante desde janeiro de 2018, receberá um novo bispo: o Padre Hernaldo Pinto Farias, 55 anos, natural de Vitória da Conquista, também na Bahia.

O novo bispo, religioso sacramentino, estudou Filosofia e Teologia em São Paulo, especializando-se em Liturgia, campo que aprofundou ainda mais em Roma, no Ateneu Sant’Anselmo. Ordenado padre em 1992, foi vigário paroquial em São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Sete Lagoas (MG) e Caratinga-MG.

No âmbito de sua Congregação, foi formador, conselheiro e Superior Provincial das comunidades no Brasil, Argentina e Chile. Na área acadêmica, entre outros cargos, foi Professor de Liturgia em faculdades, institutos, seminários e centros de formação, além de assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Transferência

Foz do Iguaçu, por sua vez, ganha um bispo gaúcho: O Papa transferiu Dom Sérgio de Deus Borges, que até agora era Auxiliar de São Paulo, para a diocese paranaense. Dom Sérgio tem 53 anos, é filósofo e teólogo, com estudos no Paraná, em Roma e Buenos Aires. É um especialista em Matrimônio e Família, tendo ocupado, entre vários outros, o cargo de Juiz, Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de Londrina. É também Presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo