Núncio Apóstólico

Bispos têm o dever de anunciar o Evangelho sem temor

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri presidiu no início desta noite, 02, a Celebração Eucarística que encerrou os trabalhos do 1º dia da 46ª Assembléia Geral da CNBB. A Missa foi concelebrada pelos novos Bispos, nomeados em 2007. No rito inicial, recordou o 3º Aniversário de morte de João Paulo II, afirmando que o Papa polonês foi sempre um exemplo de Evangelizador para a Igreja do Brasil.

Tomando como reflexão a leitura de Atos dos Apóstolos “Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver” (Atos 14,20), Dom Baldisseri, declarou que este é um chamado a todos os Bispos, proclamar o Evangelho aos povos. “O anúncio não deve ser proclamado com medo, mas com coragem, a todas as pessoas, raças e classes sociais”, afirmou ainda o Núncio.

A finalidade deste anúncio é a aceitação livre e consciente daqueles que ouvirão o Evangelho, e receberão o Batismo. Desta forma tal sacramento não pode ser jamais interpretado como um acontecimento social, afirmou o celebrante. Segundo Dom Baldisseri, muitos cristãos não possuem a coragem de testemunhar a própria fé diante das questões atuais, como a defesa da vida, política e moral.

“Um mundo sem Deus é um mundo sem esperança”, declarou o Núncio ao citar a 2ª Encíclica de Bento XVI, “Spe Salvi”. A idéia do “Juízo final”, daquele que recebeu a Boa Nova do Evangelho, não pode ser a do desespero, mas a esperança, pois em Cristo através do Batismo todos foram salvos, afirmou.

Ao falar do Sacramento do Batismo, recordou a última Vigília Pascal, quando Bento XVI batizou na Basílica São Pedro, 7 catecúmenos, entre eles, um jornalista muçulmano que converteu-se ao Catolicismo, o egípcio Magdi Allam.

Dom Lorenzo Baldisseri, finalizou abençoando os trabalhos da Assembléia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo