CNBB

Bispos iniciam Retiro Espiritual

Na tarde deste sábado, os bispos iniciarão um Retiro Espiritual que todos os anos faz parte da Assembléia Geral em Itaici. De modo particular, neste final de semana, não será realizado nenhum trabalho. Os bispos aprofundarão sua espiritualidade enfatizando a pessoa de São Paulo, tema do retiro.

A figura do discípulo de Jesus Cristo foi escolhida devido ao ano paulino que será lançado pelo Papa Bento XVI em junho deste ano, em que se celebra 2 mil anos do nascimento do apóstolo. O pregador do retiro será Dom Erwin Kaütler, Bispo da Prelazia do Xingu.

A missa de hoje, 05, foi presidida por Dom Moacyr Grechi, Bispo de Porto Velho (RO).

Dom Moacyr refletiu sobre a missão da Igreja, lembrando que na época de Jesus, a missão dos apóstolos era espalhar a Boa Nova, mas eles só sairam para evangelizar outros povos depois das perseguições.

No evangelho (Jo 6,16-21) os discípulos estavam com medo por causa da tempestade e Jesus lhes aparece caminhando sobre as águas, mostrando que Ele não era o Messias que eles esperavam, mas Aquele que deveria vir. Jesus queria prepará-los e fortalecê-los para a missão.

Em todos os Evangelhos, onde relata-se a tempestade, revela-nos a verdade de que afastando-se de Cristo, ficamos na escuridão da vida, perdidos no meio das dificuldades.

O Papa Bento XVI, enquanto Cardeal, em um de seus discursos disse que o maior risco que a Igreja corre não está na tempestade e sim na calmaria, porque corre-se o risco de cair na mornidão da fé. “Peçamos ao Senhor que não precisemos ser perseguidos para acordar para a fé”, pediu Dom Moacyr.

Jesus disse: “Sou Eu, não tenhais medo” (Jo 6,20). Este “Sou Eu” nos remete ao livro do Êxodo, onde se narra o Nome de Deus (Ex 3,14). Esta frase, segundo o Bispo, acompanha-nos em toda nossa missão, nos dando a certeza de que precisamos enfrentar os desafios, sabendo que Jesus nos enche do seu Espírito Santo e nos fortalece, na confiança de que a “pesca” será abundante.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo