CNBB

Bispos falam sobre Congresso Eucarístico e migrantes

A coletiva de imprensa desta tarde, 29, abordou o Congresso Eucarístico de 2010, em Brasília, a nota publicada pela CNBB pelo Dia do Trabalhador, os textos litúrgicos aprovados na Assembleia e a questão da mobilidade humana – migrações e refugiados. Marcaram presença o Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, o Arcebispo de São Luiz do Maranhão e membro da Comissão de Tradução dos Textos Litúrgicos, Dom José Belisário da Silva, e o Arcebispo de Botucatu (SP) e responsável pelo Setor Mobilidade Humana da CNBB, Dom Maurício Grotto de Camargo.

Como é costume, todos os anos a CNBB publica um comunicado sobre o Dia do Trabalhador, explicou Dom João Belisário, e acrescentou que este ano, o dia 1º de maio acontece no contexto da crise econômica mundial, que atinge todos nós, mas de uma maneira especial atinge os trabalhadores. Dom João afirmou ainda que a crise pode dar oportunidades de mudanças necessárias à ordem econômica. “A nota faz soar o clamor dos trabalhadores por vida e dignidade. E os convida a manter viva a fé, a esperança e a alegria em Jesus Ressuscitado”, destacou.

Sobre a Comissão de Textos Litúrgicos (Cetel), Dom Belisário disse que o textos oficiais traduzidos foram votados pelos bispos nesta tarde, principalmente as orações litúrgicas. “Os textos oficiais são a oração da Igreja. A fé se manifesta na maneira de rezar e a mesma lei que orienta a fé orienta também a nossa oração. Por isso, é importante que os textos que rezamos em nossa assembleia sejam bem trabalhados”, declarou o bispo.

Migrantes e refugiados

Dom Mauricio comentou sobre a preocupação da Igreja com os migrantes e refugiados e sua ação evangelizadora e missionária. O bispo destacou que, todos os anos, milhares de pessoas migram ou são obrigadas a migrar por diversas causas, entre elas, a falta de oportunidades, a violência e a situação econômica. Neste contexto, o setor Mobilidade Humana, quer ser presença, com objetivo de promover a acolhida destes migrantes, articular as pastorais para auxiliá-los e, sobretudo, atuar na defesa dos direitos dos migrantes e itinerantes.

Segundo ele, o centro das preocupações da Igreja é o tráfico de pessoas que movimenta o terceiro maior volume de dinheiro no mundo, logo após o tráfico de drogas e armas. “Quanto a esta questão, o tráfico de pessoas se diversificou muito, em vista da prostituição e trabalho escravo. É preciso desenvolver um trabalho de prevenção e conscientização, assistência às vítimas e atuar, também, na denúncia, colocando na pauta da mídia. E por fim, uma ação que se refere às políticas públicas que favoreçam a acolhida dos migrantes e as leis referentes a atenção e assistência, além de acompanhamento e punição dos responsáveis”, enfatizou.

Congresso Eucarístico em Brasília

Dom João Braz falou sobre o Congresso Eucarístico que acontecerá em Brasília, no ano que vem, por ocasião da comemoração dos 50 anos da fundação da cidade. “Desde 2004, quando fui para Brasília, pensei como seria o Jubileu de Ouro, que também é da Igreja, para que pudéssemos celebrar de modo especial este acontecimento. Então veio a idéia do Congresso Eucarístico Nacional, uma ocasião em que a Igreja coloca mais publicamente sua fé em Cristo”.

Esta será a segunda vez que um Congresso Eucarístico acontece na capital brasileira. A primeira foi durante os 10 anos de fundação de Brasília. O encontro acontecerá de 13 a 16 de maio de 2010, na Esplanada dos Ministérios. “É um trabalho intenso e esperamos que seja um momento de manifestação de muita fé”, disse Dom João.

Leia mais
.: Celebração Eucarística homenageia bispos jubilandos de 2009

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo