Destaque ao que é destaque

Bispo enfatiza importância do mês da Bíblia

Dom Peruzzo afirma que setembro é mês de salientar o que nunca deveria perder destaque

Da Redação, com CNBB

Em setembro, a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia. Com o tema “Para que n´Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus (cf. Mq 6, 8)”, é proposto como objeto de estudo o livro do profeta Miqueias.

“Este é o mês de salientarmos mais aquilo que nunca deveria perder o destaque”, afirma o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Antônio Peruzzo.

Para dom José Antônio Peruzzo, os problemas, as dificuldades e as inquietações do tempo do profeta Miqueias têm “muitos pontos de encontros” com a realidade atual. Corrupção, falta de paz, a busca a Deus por interesse, a opressão, a concentração da renda e o tipo de dominação de toda natureza foram sinais que fizeram o profeta levantar a sua voz.

“É impressionante quantos são numerosos os pontos de diálogo entre experiência de ontem e esperança de ontem, experiência de hoje e esperança de hoje, e o profeta”, disse o arcebispo ao recomendar a leitura do livro.

Lema

“Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus (cf. Mq 6, 8)” foi o trecho do livro do profeta Miqueias escolhido como lema para este Mês da Bíblia. A frase é considerada uma síntese da mensagem contida na profecia.

“O profeta Miquéias toca em muitos temas, porque no seu tempo a diversidade problemática também era grande, mas a justiça, a misericórdia e a fidelidade é o que Deus esperava de seu povo, são como que três grandes eixos que unificam a inteireza do livro”, explica Dom Peruzzo.

Subsídios

Para auxiliar comunidades, paróquias e dioceses, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB produziu três subsídios para a celebração do Mês da Bíblia. Estão disponíveis nas Edições CNBB o Texto-Base, o livro de Encontros Bíblicos e o cartaz do Mês da Bíblia.

O Texto-Base foi preparado pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e especialista em profetismo, padre Cássio Murilo Dias da Silva. O subsídio apresenta informações a respeito do profetismo e dos profetas de Israel, além da contextualização social e religiosa da época do profeta Miqueias.

Após estas indicações, há a reflexão e proposta de estudo sobre a releitura da profecia no Novo Testamento e a atualização da pregação do profeta em tela nos dias atuais. “Não é apenas uma questão de estudo acadêmico, mas a busca sincera e singela de aproximar Miqueias dos seus leitores de hoje”, destacou Dom Peruzzo.

O roteiro de “Encontro Bíblicos” oferece cinco celebrações para a vivência em grupo, além de sugestões de cantos para estes momentos. Para Dom Peruzzo, o material foi feito para a oração em grupos e em pequenas comunidades. “É para que conhecendo o Senhor, pela sua Palavra como homens e mulheres de fé queiramos ir ao seu encontro, acolhendo o modo que o profeta Miqueias propôs como caminho de fidelidade, digamos que é uma espécie de palavra humana de Deus para oferecer linguagem humana àqueles que querem ir ao encontro dele”, disse.

Os subsídios estão disponíveis no site www.edicoescnbb.com.br

Mês da Bíblia

A motivação para a celebração do Mês da Bíblia vem do fato de a Igreja celebrar, em 30 de setembro, a memória de São Jerônimo (347-420), responsável por traduzir a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim. No Brasil, o mês da Bíblia foi criado em 1971. Assumido pela CNBB nos anos seguintes, ganhou alcance nacional.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo