Igreja

Bispo de Caxias do Sul comenta processo de canonização de Bárbara Maix

Pressuposto milagre aconteceu na diocese de Caxias do Sul

Da Redação, com Leandro Adamatti

Bárbara Maix /Imagem: Divulgação – CNBB

O processo de canonização de Madre Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), está em andamento no Vaticano. 

A religiosa, nascida em Viena, na Áustria, viveu sua vocação e missão no Brasil, doando-se ao trabalho com os mais pobres, especialmente, crianças e adolescentes órfãos. Sua beatificação foi realizada em 2010, em Porto Alegre (RS). 

O bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon, comentou o andamento do processo, que toca de modo particular a diocese, pois ali aconteceu o pressuposto milagre. O processo caminhou a nível de diocese, e agora está em Roma, para ser avaliado pela Congregação da Causa dos Santos.

“É uma realidade que nos alegra acima de tudo, vendo que Deus se faz presente através dessas pessoas que se deixam tocar por Deus e se colocam na escuta de Deus. Eu penso que toda a realidade da vida dos santos nos fala de Deus, da compaixão, da misericórdia, do amor, mas sobretudo que não devemos ter medo e deixar que Deus toque no nosso coração.”

Leia também
.: Igreja celebra 5 anos da beatificação de Bárbara Maix

Modelo de Santidade

O bispo recordou este período de pandemia, e ressaltou o quanto a experiência da oração é importante. 

“Sabemos que o momento da história é de muita dor, mas a gente percebe o quanto a oração tem ajudado as pessoas a perceberem a fragilidade da vida, e ao mesmo tempo a ternura de Deus, que nos olha não como número, mas como filhas e filhos amados.”

Dom José comenta que este processo, como outros em andamento da diocese, é reflexo da caminhada de fé do povo de Deus. 

“Uma marca muito forte da nossa realidade diocesana. Essa sensibilidade com o outro, esse ver o Cristo no outro, presente nas pessoas que se mobilizam em solidariedade. Enquanto estivermos essa força no nosso coração, teremos sempre a esperança de uma sociedade melhor. Que tenhamos o nosso coração abertos e permitamos que Deus se manifeste através de nós.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo