Salvador

Últimos preparativos para cerimônia de beatificação de Irmã Dulce

Enquanto a equipe de montagem tirava o excesso de água que se instalou no palco com a chuva de ontem, cerca de 600 ministros da Eucaristia, acólitos e coletores se escondiam do sol debaixo de sombrinhas esperando para ensaiar suas participações na cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, que acontece amanhã, 22, no Parque de Exposições de Salvador.Instalada em uma área de 1.800 metros quadrados e com capacidade para receber e acomodar cerca de 70 mil pessoas, a infraestrutura projetada para o evento contará com um amplo leque de serviços visando à segurança e comodidade dos fiéis.

Acesse
.: Veja galeria de fotos da beatificação no Flickr
.: Página especial sobre a beatificação de Irmã Dulce
.: Saiba mais sobre a vida e obra da religiosa

Segundo o coordenador da comissão organizadora da cerimônia, padre Manoel Filho, foram mais de oito meses de planejamento para que tudo dê certo amanhã. “Tudo está praticamente pronto e o tempo está ajudando, graças a Deus. Hoje estamos fechando os últimos detalhes e o pessoal da Liturgia está ensaiando a entrada na Missa. Toda a cidade está envolvida, essa celebração é muito importante para nós brasileiros”, ressaltou o sacerdote, que também esteve à frente do evento de beatificação de Irmã Lindalva, religiosa que viveu na Bahia e foi beatificada em 2007.

Programada para começar às 14h, a agenda festiva da beatificação será aberta com a exibição do espetáculo ‘Nasce uma Flor’, apresentação que irá contar, em forma de dança, música e teatro, passagens memoráveis da trajetória de vida de Irmã Dulce. Além disso, a cerimônia ainda vai contar com um coral de mais de 200 vozes, banda instrumental da Polícia Militar da capital baiana e procissão.

Dom Geraldo Majella, que será o representante do Papa Bento XVI no evento, acredita que a cerimônia será linda e emocionante. “O povo esperou muito e quis participar bem de perto da realização deste evento. Espero que os que venham imitem o exemplo de Irmã Dulce. É uma oportunidade para vermos que o que aconteceu com ela pode acontecer com todos nós”, explicou.

O arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, também deseja o mesmo que seu companheiro de episcopado. “Vamos levar muito tempo para tomar consciência da importância deste fato. Alguém que viveu conosco, andou na nossa rua, curou os nossos doentes e está viva na nossa memória vai ser modelo de santidade. Que todos nós sigamos o exemplo dessa irmãzinha, que não era rica nem tinha o dom da oratória, mas que seguiu a vontade de Deus. É um incentivo à santidade, mostra que ela está mais perto de nós do que imaginamos”, completou.

Infraestrutura

Junto aos preparativos da celebração, está o apoio do governo estadual na área de segurança pública, a partir da atuação da Polícia Militar no desenvolvimento de um plano operacional para a organização do encontro. A saúde também ganhou uma atenção especial, com a presença, através da Prefeitura de Salvador, de posto médico, além de veículos de urgência e emergência da Samu.

O atendimento terá ainda o reforço do Corpo de Bombeiros e de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem das Obras Sociais Irmã Dulce. Haverá também vagas para ônibus, estacionamento pago com capacidade para 3 mil veículos de passeio, sanitários químicos, lanchonetes, entre outras estruturas. A entrada do público no local será feita via Avenida Paralela, a partir da apresentação de ingressos que foram distribuídos gratuitamente no começo deste mês.

Cenário arquitetônico

Planejado pelo arquiteto João Martins, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o palco do evento será um destaque à parte. Com dois grandes pórticos, os quais vistos de cima formam a figura de uma cruz, o altar contará com uma grande arquibancada, além de um painel com a imagem oficial da Bem-aventurada, o qual será descerrado em momento especial da celebração.

Veja slide de fotos dos últimos preparativos

Leia mais
.: Veja a cronologia dos trabalhos sociais de Irmã Dulce
.: Saiba qual é o caminho para se tornar santo
.: Conheça os santos e beatos do Brasil

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo