área social

Base da Canção Nova são as Obras Sociais, afirma cofundador da CN

Canção Nova proporciona seis obras sociais à população de Cachoeira Paulista; obras são divididas em Assistência Social, Educação e Saúde

Julia Beck
Da redação

Wellington da Silva Jardim durante visita ao Instituto Canção Nova nesta quarta-feira, 20/ Foto: Larissa Ramos – Canção Nova

“Para nós a base da Canção Nova tem que ser o social”, foi o que afirmou nesta quarta-feira, 20, o cofundador da Comunidade Canção Nova, Wellington da Silva Jardim durante visita ao Instituto Canção Nova, instituição educativa e considerada a unidade 2 do Social da Fundação João Paulo II. “O padre Jonas quando fundou a CN pensou primeiramente em evangelizar pelos meios de comunicação, aí depois Deus foi suscitando nele o Bom Samaritano, o Posto de Saúde, a escola, e foi criando a área social”, recordou Jardim.

Entrada do Instituto Canção Nova em Cachoeira Paulista, interior de SP/ Foto: Larissa Ramos – CN

Atualmente o Social Canção Nova conta com seis obras sociais ativas, divididas em Assistência Social, Educação e Saúde. É parte deste Social a Casa do Bom Samaritano, que oferece de forma gratuita serviços de aprendizagem, higiene pessoal, alimentação, orientação, atendimento espiritual e acolhida humanizada; e o Projeto Geração Nova (Progen) que proporciona a crianças, adolescentes, jovens e adultos, acesso às ferramentas da tecnologia da informação, formação, capacitação, incentivo ao empreendedorismo, atividades esportivas, recreativas, lúdicas e culturais que favorecem a socialização e atuação social.

Além da Casa do Bom Samaritano e do Progen, integram o Social, o Centro de Atendimento Comunitário (CAC), que oferece um espaço de atendimento e desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicossociais e espirituais, através de atividades como: oficina de artes, educação física, expressão musical, atendimento pedagógico, psicológico e evangelização; e a Companhia de Artes, que incentiva crianças e adolescentes interessadas em expressões artísticas, com aulas gratuitas de Ballet, Jazz, Hip Hop e Artes Plásticas.

Parte da área educacional, o Instituto Canção Nova possui aproximadamente 1.200 alunos matriculados desde a educação infantil até o curso técnico. Gerente educacional do Instituto, Shirleya Nunes Santana afirma que o local oferece além de atividades acadêmicas e pedagógicas, um atendimento psicopedagógica e psicomotricista, e acompanhamentos específicos para pais e responsáveis.

“A educação é base fundamental de mudança da sociedade e do mundo, e nós entramos justo aí, na formação de homens novos para um mundo novo”, afirmou Shirleya. Para a gerente a educação é e deve ser sempre muito importante na mudança da sociedade como um todo. “Nós do instituto temos sim um papel muito importante no Social há 17 anos. Estamos aí plantando a sementinha do conhecimento na sociedade”.

Com aproximadamente 112 mil atendimentos anuais, 9 mil mensais e 80 diários, o Posto Médico Padre Pio integra o setor de Saúde do Social Canção Nova. O local oferece à população de Cachoeira Paulista e região serviços médicos, odontológicos, enfermagem, fisioterápicos, psicológicos, laboratoriais e de farmácia. Pablo José Lima de Melo, gerente do Posto, explica como são realizados os atendimentos: “Buscamos fazer um atendimento humanizado, olhando primeiro a pessoa, no seu geral, não somente no seu físico, mas também no espiritual, emocional”, contou.

Atendimento do Posto Médico Padre Pio/ Foto: Larissa Ramos – CN

Em processo de construção desde o ano passado, a Canção Nova ganhará em breve mais uma obra social, o Espaço Kids. Projetada e em processo de construção para receber crianças de todo o Brasil, o espaço reunirá todos os personagens infantis da Canção Nova em ambientes personalizados.

Gerente do Departamento Infantil, Tatiana Ferreira conta sobre planos para o projeto: “Acredito que o maior empreendimento social que nós podemos fazer ao ser humano, sobretudo a uma criança, é o amor, a acolhida, a alegria. E aqui nós temos o projeto de também beneficiar algumas crianças carentes que nós já temos conhecimento e trabalhamos aqui na cidade e na região”.

O Governo do Estado reconhece a contribuição local e regional das Obras Sociais da Canção Nova para a população e reafirma a importância do incentivo de convênios a estes projetos. “Fico muito contente de ter isso em São Paulo, aqui em Cachoeira Paulista, e de ver que pessoas iluminadas conseguiram traduzir isso em um projeto físico tão grandioso para o Brasil”, afirmou o Governador de São Paulo, Márcio França.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo