Eleições 2014

Projeto 'Pensando o Brasil' incentiva o voto consciente

Bispos divulgam mensagem oficial sobre as eleições 2014

Alessandra Borges
Enviada especial à Aparecida/SP 

Nesta quarta-feira, 8, às vésperas do encerramento da 52º Assembleia Geral, em coletiva de imprensa, os bispos falaram sobre as eleições que serão realizadas no Brasil, em outubro deste ano. Outro destaque foi a ‘Campanha Mundial contra a Fome, a Pobreza e as Desigualdades’ e o ‘Projeto Comunhão e Partilha’.

Estavam presentes na coletiva o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para a Cultura e a Educação, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; o bispo de Santarém (PA) e presidente da Cáritas Brasileira, Dom Flávio Giovenale, e o bispo de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schaffler.

A CNBB colocará à disposição das pessoas o projeto Pensando o Brasil – desafios diante das Eleições 2014′, iniciativa que visa conscientizar as pessoas sobre o voto com responsabilidade, ou seja, convocar os cidadãos a se preparem conscientemente para o momento da eleição.

Acesse
.: Íntegra da mensagem da CNBB sobre as eleições: Pensando o Brasil

Eleições 2014 e desigualdade social são assuntos debatidos por bispos durante coletiva. FOTO: Alessandra Borges

Eleições 2014 e desigualdade social são assuntos debatidos por bispos durante coletiva. FOTO: Alessandra Borges

Dom Joaquim enfatizou que esta mensagem direcionada aos desafios das eleições 2014 tem a proposta de levar as pessoas, e principalmente os católicos, a uma reflexão sobre a situação do país e também contribuir com os materiais de conscientização realizados nas dioceses. O bispo ainda ressaltou três pontos chaves descritos na mensagem: participação consciente do eleitor, votar em pessoas que tenham princípios e valores e descobrir pessoas que se comprometam com a reforma política do país.

“A CNBB pretende que todas as pessoas votem conscientes e que saibam o que estão fazendo, ou seja, a escolha que ele fez naquele momento. O voto consciente faz, de fato, uma grande diferença nos resultados das eleições”, disse dom Joaquim.

O bispo reforçou a necessidade de uma reforma política no Brasil, destacando mudanças no campo da educação que, segundo ele, encontra-se em baixos níveis e não corresponde ao potencial do povo brasileiro, além de outros setores que precisam de mudanças.

“Estamos também ajudando a sociedade brasileira se conscientizar, através de um projeto de lei de iniciativa popular a respeito da necessidade de fazermos esta reforma. Sem políticos bons não conseguimos fazer boas reformas”, disse dom Joaquim.

Campanha Mundial contra a Fome, a Pobreza e as Desigualdades 

Em dezembro de 2013, a CNBB e a Cáritas Brasileira lançaram a ‘Campanha Mundial contra a Fome, a Pobreza e as Desigualdades’, que se estenderá até 2015. Com o tema, ‘Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas’, a campanha busca mobilizar a sociedade para as questões da fome e da pobreza que envolve o país. O lançamento desta campanha aconteceu após encontro com o Papa Francisco, em Roma, no ano passado.

“A fome não é algo que acontece por acaso, e inclusive nesta campanha foi apresentada duas vertentes: uma é ajudar as pessoas que estão com fome e outra é evitar o desperdício”, disse o presidente da Cáritas no Brasil, Dom Flávio Giovenale.

O bispo alertou sobre o fato do Brasil ser o recordista em desperdício, pois, segundo ele, quase 60% dos alimentos produzidos não chegam à mesa devido aos estragos que sofrem desde a colheita até o armazenamento.

“Objetivo desta campanha é sensibilizar o Governo e povo em geral, as pessoas, as entidades, que temos que dar conta do objetivo principal da campanha que é acabar com a fome”, afirmou.

Projeto Comunhão e Partilha 

O bispo de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schaffler, falou a respeito da desigualdade social no país e também sobre as dificuldades enfrentadas pelas dioceses.

“Temos grande desigualdade entre nossas dioceses, e no ano da nossa 50ª Assembleia Geral, fizemos uma votação com todos os bispos presentes e optamos por destinar que mensalmente cada diocese depositará 1% de sua renda ordinária para um fundo ligado à CNBB que colaborará com as dioceses com situação econômica precária. Com este gesto, conseguimos custear a formação de muitos seminaristas”, disse Dom Alfredo.

Amanhã, 9, depois da celebração da Missa de encerramento da 52º Assembleia Geral, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), os bispos participaram da sessão de encerramento do encontro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo