Meeting Point da AG

Dom Saburido comenta preparativos para o XVIII Congresso Eucarístico

Arcebispo de Olinda e Recife apresentou uma síntese dos trabalhos já realizados e falou sobre os principais desafios e expectativas para o evento

Julia Beck
Da redação

Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE)/ Foto: Julia Beck – Canção Nova

O XVIII Congresso Eucarístico foi tema do meeting point desta terça-feira, 7, na 57a Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife (PE) – arquidiocese que sediará o congresso –, apresentou os trabalhos já realizados, os principais desafios e as expectativas para o evento que acontecerá entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020.

De acordo com o arcebispo, o XVIII Congresso Eucarístico recebe o apoio de 21 dioceses do Regional Nordeste II da CNBB e possui doze comissões para o planejamento e seguimento do evento. Dom Antônio recordou os trabalhos já realizados, e destacou a apresentação do hino e da marca do congresso: “Padre Josenildo Nunes, de Afogados de Ingazeira, fez um belo hino que já está sendo cantado lá em Recife e em várias partes do Brasil. Também temos a marca que já foi apresentada e é de autoria das irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre. Uma marca muito funcional e que diz muito do tema ‘Pão em todas as mesas’”.

O evento conduzirá a reflexão da eucaristia para os desafios pastorais e sociais da região nordeste, contou Dom Saburido. O bispo destacou que a região é marcada pela pobreza e que o congresso levará os participantes a conscientização, a partir da eucaristia, e de uma sensibilidade social para com os pobres e os mais necessitados.

Acesse
.: Cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB

Uma campanha de arrecadação de alimentos e uma refeição dos bispos com os pobres são algumas das atividades que serão promovidas durante o evento. Durante o congresso, Dom Saburido comentou que os bispos participantes ganharão além dos paramentos e da mitra, uma cruz peitoral de madeira, réplica da cruz que Dom Hélder Câmara usava. Sobre as ações, o arcebispo revela que foram inspiradas no pontificado do Papa Francisco e nos trabalhos sociais de Dom Hélder Câmara. “O testemunho do Papa pesou em tudo isso. Francisco é um papa muito voltado para essas questões, muito sensibilizado, e nós não podemos ficar de fora dessa reflexão. Recife teve a honra de ter um bispo como Dom Hélder Câmara, que tinha uma sensibilidade social tão grande”, sublinhou.

“Realizar um congresso como esse é um grande desafio porque mobiliza muitas pessoas, mas estamos bem estruturados, estamos desde já tendo muitos voluntários”, comentou Dom Saburido. Até o momento, o bispo elegeu a organizar o texto base do congresso como o grande desafio será: “É um trabalho cansativo”. A organização do simpósio, das várias conferências, seminários, oficinas e dos eventos que acontecerão na Arena Pernambuco foram classificados pelo arcebispo como desafios muito grandes.

Segundo Dom Saburido, a organização do congresso já tem um escritório montado e uma equipe que está reunindo toda a documentação necessária para o evento. “Estamos muito contentes com essa oportunidade, (…) tudo está sendo feito para que possamos apresentar todos os anais do congresso”. O arcebispo já apresentou os trabalhos do evento na 57a AG e afirmou que os bispos se mostraram motivados a participar. “Que possamos fazer um evento que faça bem não só à nossa Arquidiocese, mas a todo o Brasil”, frisou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo