Terceiro dia

Dom Odilo Scherer faz balanço dos trabalhos da Assembleia da CNBB

Novas diretrizes para a Ação Evangelizadora no Brasil, bispos eméritos e Sínodo para a Juventude foram os assuntos comentados pelo cardeal

Julia Beck
Da redação

Dom Odilo e demais bispos durante missa desta sexta-feira, 3/ Foto: Wesley Almeida/ Canção Nova

A 57a Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em seu terceiro dia e os bispos já começaram a definir as novas diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Participante da AG, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, revelou que o ambiente urbano tem sido o enfoque dos trabalhos em grupo.

“As diretrizes naturalmente têm como foco a Igreja na cidade, portanto uma visão direcionada para questões relativas à Igreja no ambiente urbano, na cultura e mentalidade urbana”, contou. Dom Odilo sublinhou também que os temas relativos à urbanização não desrespeitam apenas às grande cidades, mas também ao interior que é hoje também muito marcado pela realidade urbana.

Acesse
.: Cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB

Nesta sexta-feira, 3, os bispos eméritos e suas contribuições para a Igreja foram destacadas desde a missa de abertura dos trabalhos deste terceiro dia da Assembleia Geral da CNBB. Sobre os bispos eméritos, o cardeal afirmou: “Eles têm muita sabedoria, muita experiência e sempre contribuem participando dos trabalhos da assembleia. A ajuda deles vai ser muito valiosa para que possamos definir boas diretrizes”, pontuou.

O Sínodo dos Bispos para a Juventude também foi tratado neste terceiro dia da AG. Para Dom Odilo, mais do que a experiência do Sínodo, a exortação apostólica do Papa Francisco “Christus Vivit” deve ajudar a Igreja na renovação de sua Pastoral da Juventude, e na forma de abordar e ir ao encontro dos jovens. “É isso que o Papa deseja com a sua carta apostólica pós sinodal”, afirmou o cardeal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo