Cerimônia de abertura

CNBB inicia a 53º Assembleia dos Bispos do Brasil

Bispos de todo o Brasil se reúnem para os estudos das novas Diretrizes da Igreja

Alessandra Borges
Enviada à Aparecida

Nesta quarta-feira, 15, em Aparecida (SP), teve início a 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema central que guiará as plenárias será a avaliação global da caminhada da CNBB e a definição das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio de 2015 e 2019, além da escolha da nova presidência da CNBB.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB

O encontro anual do episcopado brasileiro reúne cerca de 450 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de Rito Oriental. No total, serão 274 circunscrições eclesiásticas representadas.

aberturaassembleiacnbb

Bispos de todo o Brasil se reúnem para 53º Assembleia da CNBB / Foto: Wesley Almeida

A assembleia teve início com abertura da Santa Missa, no Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo atual presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP).

.: Dom Damasceno preside Missa na abertura da Assembleia da CNBB

Logo após a celebração, todos os bispos se dirigiram para o Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida onde ocorreu a abertura oficial e o início das plenárias desta manhã. Antes da sessão reservada começar, os jornalistas puderam acompanhar as palavras do presidente da entidade. Segundo o cardeal, esta assembleia continuará os estudos das diretrizes para a ação evangelizadora no Brasil e as reflexões referentes aos Estudos 107, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do mundo.

“Temos ainda o tema central prioritário que neste ano de 2014 é o laicato e sua missão na Igreja e na sociedade. O estudo 107 e a proposta de continuidade da reflexão serão apresentadas e poderemos continuar a reflexão deste tema que está entre um dos mais importantes. As eleições ocuparam parte significativa na nossa pauta, pois será a eleição da presidência”, reforçou.

Depois deste primeiro pronunciamento de abertura da assembleia, os bispos iniciaram os estudos da primeira sessão reservada. Logo mais, às 15h, haverá coletiva de imprensa onde serão abordados os seguintes assuntos: Diretrizes Gerais, reforma política e processo das eleições da CNBB. Os bispos presentes serão o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Comissão para o tema central, Dom Sérgio da Rocha; o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para Acompanhamento da Reforma Política, Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães; e o arcebispo de Vitória da Conquista (BA), Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo