58ª AG CNBB

CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro ao fim da Assembleia

 

Mensagem ao povo brasileiro foi aprovada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB

Da redação, com CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta sexta-feira, 16, a mensagem do episcopado brasileiro que, reunido de modo on-line na 58ª Assembleia Geral da CNBB, dirigiu-se ao povo neste grave momento.

No texto, os bispos afirmam que, diante da atual situação pela qual passa o Brasil, sobretudo em tempos de pandemia, não podem se calar quando a vida é “ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada”.

Os bispos asseguram que são pastores e que têm a missão de cuidar. “Nosso coração sofre com a restrita participação do Povo de Deus nos templos. Contudo, a sacralidade da vida humana exige de nós sensatez e responsabilidade”, dizem.

Leia mais
.: Todas as matérias da 58ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil

Obediência

Na mensagem, os bispos reiteram que no atual momento precisam continuar a observar as medidas sanitárias que dizem respeito às celebrações presenciais. Reconhecem agradecidos que as famílias têm sido espaço privilegiado da vivência da fé e da solidariedade. “Elas têm encontrado nas iniciativas de nossas comunidades, através de subsídios e celebrações on-line, a possibilidade de vivenciarem intensamente a Igreja doméstica. Unidos na oração e no cuidado pela vida, superaremos esse momento.”

Os bispos afirmam que os governantes têm a missão de conduzir o país, que preconiza a saúde como direito de todos e dever do Estado.

Compromisso

Fazem ainda um forte apelo à unidade das Igrejas, entidades, movimentos sociais e todas as pessoas de boa vontade em torno do Pacto pela Vida e pelo Brasil: “Assumamos, com renovado compromisso, iniciativas concretas para a promoção da solidariedade e da partilha. A travessia rumo a um novo tempo é desafiadora, contudo, temos a oportunidade privilegiada de reconstrução da sociedade brasileira sobre os alicerces da justiça e da paz, trilhando o caminho da fraternidade e do diálogo. Como nos animou o Papa Francisco: “o anúncio Pascal é um anúncio que renova a esperança nos nossos corações: não podemos dar-nos por vencidos!”.

Confira a mensagem na íntegra clicando aqui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo