Espiritualidade

Bispos reunidos em Assembleia iniciam retiro nesse fim de semana

Após duas sessões de trabalho pela manhã, começa à tarde o retiro para os bispos que participam da 55ª Assembleia Geral da CNBB

Da Redação, com CNBB

Bispos estão reunidos em Aparecida (SP) até o próximo dia 5 de maio na 55ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Neste sábado, 29, quarto dia da 55ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos terão duas sessões de trabalho pela manhã e à tarde terá início o retiro espiritual. Destaque para a Missa com o tema mariano, assim como a celebração mariana durante o retiro.

A missa do sábado é presidida pelo arcebispo de Curitiba (PR), Dom José Antônio Peruzzo, e concelebrada pelos bispos de Goiás (GO), Dom Eugênio Rixen, e o auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin. O tema da missa é a celebração mariana, momento para os bispos fazerem memória dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 55ª Assembleia Geral da CNBB
.: Fotos do evento

Após sessão reservada, os bispos recebem o secretário-geral do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), Dom Juan Espinoza Jiménez, que falará dos quatro pontos que norteiam a atuação do episcopado da América Latina e do Caribe. Haverá uma exposição sobre o projeto Igrejas-Irmãs, que consiste na colaboração entre duas ou mais dioceses em vista da evangelização.

Retiro

Dom Bernardo Bonovitz, abade trapista, será o pregador do retiro espiritual dos bispos. Serão quatro meditações, sendo duas na tarde de hoje e outras duas na manhã de domingo, 30. Às 18h45, os bispos sairão do Centro de Eventos em procissão até a basílica, onde terá uma celebração mariana. O retiro será concluído com a missa no Santuário, às 11h30.

Romaria da Juventude

Organizada pela Comissão Episcopal para a Juventude, a segunda edição da Romaria da Juventude terá como tema “Maria e a Doutrina Social da Igreja”. A programação está disponível no site www.jovensconectados.org.br.

Neste sábado e domingo, não haverá entrevista coletiva e meeting point, retomando estas atividades na segunda-feira.

O encontro com os jornalistas volta a ser realizado na segunda-feira, 1º de maio, às 9h, com o Meeting Point com o bispo de Macapá (AP), Dom Pedro José Conti, que falará sobre a Igreja na fronteira e os povos migrantes. Às 15h, entrevista coletiva à imprensa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo