Resumo do 6º dia

Bispos iniciam escolha da nova presidência da CNBB

Sexto dia da Assembleia Geral é marcado por início do processo eleitoral da CNBB; novas diretrizes terão sua aprovação final

Da redação

Nesta segunda-feira, 6, tem início, na 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o processo eleitoral que escolheraá os bispos que estarão a frente da CNBB pelo próximo quadriênio (2019-2023).

O episcopado brasileiro, através de voto secreto, elegerá o presidente, vice-presidente, segundo vice-presidente, secretário-geral, presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB e seus representantes junto à Conferência Episcopal Latino-americana (Celam).

Foram instaladas 17 urnas eletrônicas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local onde é realizada a 57ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP), que foram testadas por todos os bispos no último sábado, 4.

Durante as votações, que podem acontecer até a próxima quinta-feira, 9, cada urna terá como responsável um presidente e um secretário, para garantir o sigilo e a privacidade dos eleitores, durante o processo de eleição. Após cada escrutínio, o sistema de gerenciamento das urnas se encarregará da apuração dos votos. Será emitido um relatório com o nome dos candidatos votados, por ordem decrescente, indicando se o candidato mais votado atingiu o percentual de votos exigido.

Neste sexto dia da AG o texto das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 terá sua aprovação final. Outros temas serão abordados pelos bispos como: reunião reservada aos regionais, Sínodo Pan-Amazônia e Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.

A Celebração Eucarística desta segunda-feira, 6, foi dedicada ao Mês Missionário Extraordinário e presidida pelo bispo de Chapecó (SC) e coordenador do Grupo de Trabalho do Mês Missionário Extraordinário 2019, Dom Odelir José Negri.

O meeting point do dia tem início às 9h, com o tema: Mineração no Brasil: os desafios da atuação da Igreja, com participação de Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Duque de Caxias (MA) e presidente do GT de Mineração da CNBB. Também participa o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Vicente de Paula Ferreira.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo