57ª Assembleia Geral

CNBB conclui eleição dos presidentes das Comissões Episcopais

Último bispo a ser eleito foi Dom Joaquim Mol (auxiliar de BH), para a Comunicação

Denise Claro
Da redação

Bispos reunidos na 57ª Assembleia Geral da CNBB/ Foto: Wesley Almeida- CN

Foi eleito, na manhã desta quinta-feira, 09, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG).

Dom Mol foi o décimo segundo bispo eleito na 57ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece deste o dia 1º, em Aparecida (SP). A eleição completa, portanto, os 12 cargos de presidente para cada uma das Comissões Episcopais.

Acesse
.: Cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB

Na terça-feira, 7, foram eleitos os quatro primeiros presidentes: Dom João Francisco Salm, para a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Dom Giovane Pereira de Melo, para o Laicato; Dom Odelir José Magri, para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial; e Dom José Antônio Peruzzo, para a Comissão para Animação Bíblico-Catequética.

Na quarta-feira, 8, mais quatro nomes foram fechados: Dom Pedro Carlos Cipollini, para a Comissão para a Doutrina da Fé; Dom Edmar Peron, para a Liturgia; Dom Manoel João Francisco, para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso; e Dom José Valdeci Santos Mendes, para a Comissão para a Ação Social Transformadora.

Os últimos presidentes foram escolhidos hoje. Além de Dom Mol, Dom João Justino de Medeiros Silva foi eleito para a Comissão para a Cultura e Educação; Dom Ricardo Hoepers, para a Vida e a Família; e Dom Nelson Francelino Ferreira, para a juventude.

Além das Comissões

Outros cargos decididos nesta Assembleia, foram os de Presidente da CNBB, para o qual foi eleito Dom Walmor (Arcebispo de BH), e os de Primeiro Vice-Presidente e Segundo Vice-Presidente, que ficaram com Dom Jaime Spengler e Dom Mário Antônio da Silva, respectivamente. O bispo Dom Joel Portella, auxiliar do Rio de Janeiro, assume o cargo de Secretário Geral da CNBB.

Faltam agora, somente, os bispos (delegado e suplente de delegado) representantes do Brasil no Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM). A eleição acontecerá até o final da Assembleia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo