2 de maio

CNBB anuncia atualização da missão de suas Comissões Episcopais

Segundo dia da Assembleia Geral será dedicado às Comissões Episcopais Pastorais e continuação das análises das novas diretrizes para a Ação Evangelizadora

Da redação

Uma das tarefas centrais desta quinta-feira, 2, segundo dia da 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será atualizar a missão e os objetivos das 12 Comissões Episcopais Pastorais da entidade.

São elas: Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Laicato, Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Animação Bíblico-Catequética, Doutrina da Fé, Liturgia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Ação Social Transformadora, Cultura e Educação, Vida e a Família, Juventude e Comunicação Social.

Acesse
.: Cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB

A Comissão Permanente da CNBB apresentará uma proposta para atualizar a missão e os objetivos das 12 Comissões. A Comissão para Textos Litúrgicos (CETEL) da CNBB também fará uma apresentação do seus trabalhos. Entre eles, a finalização da tradução da terceira edição do missal romano após um trabalho integrado de 12 anos, atendendo uma ordem vinda da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos através da quinta instrução Liturgiam Authenticam, de 2001, que serve de comentário sobre as traduções em língua vernáculo dos textos da liturgia romana.

Para esta quinta-feira, ainda estão previstas: uma discussão sobre um documento em preparação pela CNBB que trata das “Novas Comunidades”, o processo de aprovação do Regimento Interno da CNBB e o calendário litúrgico. Os bispos ainda continuam também ao longo do dia, em grupos, analisando as diretrizes propostas pelo texto das Novas Diretrizes para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.

Primeiro Meeting Point

No período da manhã acontecerá o primeiro Meeting Point desta 57ª Assembleia Geral da CNBB. O tema será: A Exortação Apostólica “Christus Vivit” e os desafios da recepção, no Brasil, do Sínodo da Juventude. O bispo coadjutor de Nova Iguaçu (RJ), Dom Gilson Andrade, abordará o tema e responderá as perguntas dos jornalistas.

Coletiva de Imprensa

A segunda coletiva de imprensa da 57ª Assembleia Geral da CNBB terá como temas o trabalho das Comissões Episcopais Pastorais da entidade e o documento “Orientações para a Mídia de Inspiração Católica”, que está em discussão pelos bispos. Participam desta coletiva o bispo de Santo André (SP) e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, Dom Pedro Carlos Cipollini, o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, Dom Armando Bucciol e arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Darci José Nicioli.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo