10 de maio

Assembleia Geral da CNBB chega ao fim nesta sexta-feira

Encontro anual reuniu 383 bispos de todo o Brasil para a elaboração das novas diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e para a eleição da nova presidência da CNBB 

Da redação

Cerimônia de abertura da Assembleia Geral da CNBB/ Foto: Wesley Almeida/ Canção Nova

A 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chega ao fim nesta sexta-feira, 10. A manhã do décimo dia foi iniciada com a última celebração eucarística. O novo presidente da CNBB, eleito nesta Assembleia Geral, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), foi quem celebrou a missa que teve como tema a nova presidência. Os bispos eleitos para as 12 comissões episcopais pastorais fizeram parte da procissão de entrada.

Acesse
.: Cobertura da 57ª Assembleia Geral da CNBB

No Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), acontece a última sessão da Assembleia com a posse da nova presidência da entidade e a cerimônia de encerramento. Na sequência, a nova presidência empossada concede uma entrevista coletiva aos jornalistas na sala de coletivas.

Além de Dom Walmor Oliveira, foram eleitos nesta Assembleia o primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, o segundo vice-presidente, Dom Mário Silva e o secretário-geral, Dom Joel Portella.

As Comissões Episcopais ficaram respectivamente com as seguintes presidências: Dom João Francisco Salm, para a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Dom Giovane Pereira de Melo, para o Laicato; Dom Odelir José Magri, para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial; Dom José Antônio Peruzzo, para a Comissão para Animação Bíblico-Catequética; Dom Pedro Carlos Cipollini, para a Comissão para a Doutrina da Fé; Dom Edmar Peron, para a Liturgia; Dom Manoel João Francisco, para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso; e Dom José Valdeci Santos Mendes, para a Comissão para a Ação Social Transformadora, Dom Joaqui Mol, para a Comunicação; Dom João Justino de Medeiros Silva, para a Comissão para a Cultura e Educação; Dom Ricardo Hoepers, para a Vida e a Família; e Dom Nelson Francelino Ferreira, para a juventude.

Nesta quinta-feira, 9, o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), foi eleito representante da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Dom Orlando Brantes, arcebispo de Aparecida (SP), foi eleito suplente na representação da CNBB junto ao Celam no próximo quadriênio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo