Celebração eucarística

Missa na 56ª Assembleia Geral da CNBB recorda bispos falecidos 

Arcebispo de Maceió presidiu a Missa de hoje fazendo memória dos bispos que faleceram desde a última Assembleia

Jéssica Marçal
Da Redação  

Na Missa de hoje, velas no altar recordam os bispos falecidos / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Os bispos falecidos desde a última Assembleia Geral da CNBB, no ano passado, foram recordados na Missa desta terça-feira, 17, presidida pelo arcebispo de Maceió (AL), Dom Antônio Muniz Fernandes. A celebração eucarística abriu os trabalhos deste sétimo dia da 56ª Assembleia do episcopado brasileiro.  

Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

Em homenagem aos pastores falecidos, para a Missa de hoje foi preparado no altar um pequeno conjunto de velas acesas, recordando a vida de doação dos bispos que morreram nesse último ano. “A vida desses nossos irmãos foi marcada pela doação do bispo à sua Igreja e ao seu povo (…). Hoje celebramos esses nossos irmãos que participam conosco, que disseram para nós ‘até logo’, ‘até breve’ e que hoje dizem para a nossa conferência ‘coragem’”.

Dom Muniz recordou que a Assembleia já pôde celebrar os mais jovens no episcopado e também os bispos eméritos, aqueles que, uma vez atingindo o limite de idade, não têm mais as atividades ordinárias de uma diocese e que constituem “um verdadeiro caldeirão fervente de experiência, de sabedoria, de paz e de serenidade”, nas palavras de Dom Fernando. 

“Hoje, olhando esses nossos irmãos, quanta gente, quantas ovelhas e quantos de nós têm no seu coração saudade, que é o amor que fica”, concluiu Dom Fernando a breve homilia, recordando os bispos falecidos.

A 56ª Assembleia Geral da CNBB começou na última quarta-feira, 11, e segue até sexta-feira, 20. 489 bispos estão reunidos em torno do tema central “Diretrizes para a formação dos presbíteros”, mas também discutem outros assuntos relacionados à Igreja no Brasil, além de temas atuais e pertinentes à realidade social do país. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo