Cerimônia de encerramento

56ª Assembleia Geral da CNBB é encerrada com mensagem do Papa

Na cerimônia de encerramento, núncio apostólico no Brasil leu mensagem enviada por Francisco ao episcopado brasileiro

Julia Beck
Enviada à Aparecida (SP)

Núncio apostólico lê mensagem do Papa ao término da 56ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

A 56ª Assembleia Geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terminou nesta sexta-feira, 20. A cerimônia de encerramento contou com o agradecimento do presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, e com uma mensagem do Papa Francisco, assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e lida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

Na mensagem, em resposta à carta enviada pela CNBB no início da Assembleia ao Pontífice, o Santo Padre expressou seu carinho pelo episcopado brasileiro e agradeceu pelo ato de unidade. “O Santo Padre incubiu-me de agradecer esta manifestação de unidade eclesial, assegurando as suas orações a fim de que não falte aos prelados brasileiros os dons necessários de discernimento e comunhão para enfrentar os desafios que o Brasil de hoje lhes apresenta”, escreveu Dom Parolin.

Francisco recordou a vivência do Ano do Laicato no Brasil e motivou o episcopado na continuidade dos trabalhos promovidos em parceria com os leigos e leigas. “O Papa os anima neste Ano do Laicato no Brasil a permanecerem atentos ao seu povo (…) ajudando os leigos e leigas a viver, sempre em sintonia com seus pastores, o protagonismo do chamado de ser cada vez mais uma Igreja em Saída”, afirmou o Secretário de Estado do Vaticano.

Leia também
.: Dom Sérgio: saímos dessa Assembleia revigorados na fé

Ao final da mensagem, Dom Parolin transmitiu os votos do Pontífice, que fez memória da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida, e concedeu sua benção apostólica. “Na certeza de que a mãe Aparecida, cujos 40 anos da restauração de sua imagem se está celebrando, não deixa de interceder por sua Igreja que caminha no Brasil, para que possa sempre buscar a restauração de seus membros, Papa Francisco de coração envia aos arcebispos e bispos, e a todas as suas dioceses, a benção apostólica”.

Dom Sérgio da Rocha convidou todos os bispos presentes para juntos rezarem a oração do Pai-Nosso e a oração de consagração à Virgem de Aparecida. Por fim, o cardeal rezou pelo retorno dos bispos às suas arquidioceses e dioceses de atuação e encerrou a 56ª Assembleia Geral agradecendo ao arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, pelo acolhimento, bem como à imprensa, motoristas e hotelarias pelo apoio. 

“Nós queremos, neste momento antes da bênção, suplicar ao Senhor por todos aqueles que estiveram colaborando conosco nestes dias da Assembleia. Reafirmamos nossa gratidão”, afirmou Dom Sérgio. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo