Missa desta segunda-feira

Seguir Jesus para o que der e vier, eis a nossa fé, diz Dom José

Arcebispo de Montes Claros (MG), Dom José Alberto Moura, celebra Missa no sexto dia da Assembleia da CNBB

Fernanda Soares
Da Redação

O sexto dia da 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), teve início com a Celebração Eucarística, nesta segunda-feira, 11. A Igreja, sob a ação do Espírito Santo, dá continuidade à missão de Jesus Cristo.

Durante a Santa Missa, foi feita a memória dos bispos falecidos desde a Assembleia do ano passado até o momento presente: Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, bispo de Caetité (BA); Dom Vicente Joaquim Zico, Arcebispo de Belém (PA); Dom Geraldo Magela de Castro, bispo de Montes Claro (MG); Dom Jorge Scarso, bispo de Patos (MG) e Dom José Benedito Simão, bispo de Assis (SP).

Bispos participam da Assembléia CNBB/Foto: Reprodução TVCN

Bispos participam da Assembleia da CNBB/Foto: Reprodução TVCN

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Montes Claro (MG), Dom José Alberto Moura, no Santuário Nacional de Aparecida.

Reflexão do evangelho do dia

Ao refletir sobre o Evangelho do dia, que se encontra no livro de São João, o bispo afirmou que procurar Jesus é indispensável para quem quer assumir a vida com a conquista de sua plena realização.

“Só a matéria deixa o humano desumano. Às vezes, podemos pensar que Jesus não está conosco do mesmo modo que esteve como as pessoas que iam procurar por Ele, conforme ouvimos no Evangelho de hoje. Havia objetivos diferentes em quem ia procurá-lo, uns iam atrás d’Ele para criticá-Lo, como é o caso das autoridades, dos fariseus. No Evangelho de João, vemos que muitos queriam encontrá-Lo para resolver seus problemas pessoais de cura, alimento e outros sinais de milagre. De fato, Jesus realizou tudo isso para o bem das pessoas, e ele continua realizando para nós, para o nosso bem. Deus faz muito mais milagres do que nós possamos imaginar: o milagre da vida, o milagre da boa consciência e o milagre da convivência justa e fraterna” refletiu o bispo.

Jesus nos adverte sobre a necessidade de alcançarmos o alimento que não perece, mas que dá a base da concepção da vida eterna. “Ele desafiou o povo a segui-Lo, alimentando-se de Sua Carne e de Seu Sangue para alcançar a vida eterna. Depois que Jesus colocou esse desafio, muitos discípulos deixaram de segui-Lo. Seguir Cristo para o que der e vier, eis a nossa fé. Jesus desafiou os discípulos e os questionou: ‘Vocês também querem ir embora?’. Foi então que Pedro fez a proclamação de fé dizendo que somente ‘Jesus tem palavras de vida eterna'”, destacou Dom José Alberto Moura.

Reflexão sobre os bispos falecidos

Dom José Alberto Moura destacou os bispos falecidos desde 2015 e afirmou que esses servos de Jesus vivenciaram a fé com coerência e radicalidade. “Fazendo memória dos bispos falecidos, de modo especial desde a nossa última Assembleia, temos o testemunho e os valores por eles assumidos no seguimento a Jesus e no serviço prestado à Igreja e toda a sociedade. Consagrados do Senhor e fiéis à Sua missão, foram verdadeiros missionários de Jesus.”

A Celebração Eucarística encerrou-se com o rito da bênção final e a procissão dos fiéis. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo