AG 2013

É hora de retomar o Ano da Fé, diz Dom Murilo

Nesta segunda-feira, 15, sexto dia da Assembleia dos Bispos, a manhã de discussões começou com a decisão de que o documento sobre a Reforma Agrária não será mais pauta desta Assembleia.

Segundo o Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, o texto gerou muitas críticas, estava muito extenso e não tinha uma linguagem pastoral. Logo, por decisão dos vários grupos, o documento passará por reforma e será apresentado ao Conselho Permanente para aprovação.

Acesse:
.: Todas as notícias sobre a 51ª  Assembleia Geral da CNBB

Um dos assuntos de destaque do dia é o Ano da Fé. Dom Murilo explica que os trabalhos no Ano da Fé nas paróquias sofreu uma redução por conta da renúncia do Papa Bento XVI e também por conta dos eventos que assumiram o foco no último mês. No entanto, disse o bispo, o Papa Francisco retomou as Catequeses sobre o tema e isso significa um estímulo para as comunidades a fim de  voltarem-se para a riqueza do Ano da Fé.

“Como queria Bento XVI, o Ano da Fé é para reavivar a nossa consciência do imenso e extraordinário dom recebemos no Batismo, a Fé. A fé em Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, a fé na Santíssima Trindade”, ressaltou Dom Murilo.

Durante a Assembleia, os bispos estão procurando valorizar os trabalhos que já são realizados nas comunidades sobre este tema. Segundo o bispo, não sairá nenhum projeto a nível nacional, mas o que se propõe é que nas celebrações já programadas se acrescente algo sobre o Ano da Fé.

“Em Salvador, estamos procurando incentivar duas coisas: um maior conhecimento da Palavra de Deus e, particularmente, o estudo do Catecismo da Igreja Católica, ou melhor, do Compêndio que é mais acessível ao povo. Se o católico conhece o Compêndio, pode-se dizer que ele está muito por dentro das riquezas de sua fé”, destacou Dom Murilo.

Para este Ano da Fé, do convite do arcebispo de Salvador é: “vamos nos debruçar sobre o Compêndio da Catecismo da Igreja Católica. É riquíssimo e vale a pena conhecer o porque nós cremos e o dom que recebemos no Batismo.”

Outra opção para o conhecimento da fé é o YouCat que, segundo o Dom Murilo,  é um instrumento maravilhoso para os jovens aprofundarem seu conhecimento sobre a doutrina. “O YouCat é o Catecismo adaptado numa linguagem jovem. Junto com o YouCat saiu recentemente um livro sobre a oração. Penso  que os nossos jovens que receberão um desse na Jornada se beneficiarão muito e vão ser jovens muito mais convictos sobre aquilo que creem”.

Um outro assunto que está em discussão na manhã de hoje, 15, é a família. Dom Murilo diz que ela vive um momento de muitas ameaças, especialmente por meio das leis que tramitam no Congresso. Segundo o bispo, quando uma ideia começa a ser transformada em leis significa que isso acaba marcando e modificando os comportamentos. “Então a nossa preocupação é nós ajudarmos o nosso fiel a conhecer melhor o valor do casamento, as exigências do casamento e o que Deus tem a dizer sobre ele”, explicou.

 

              

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo