Diretório de Comunicação

Bispos comentam evangelização pelos meios de comunicação

Os textos do Diretório para a Comunicação da CNBB foram preparados durante alguns meses a fim de serem apresentados aos bispos durante esta 51ª Assembleia Geral. O evento que acontece desde a última quarta-feira, 10, em Aparecida (SP), tem nesta quinta-feira, 11, a comunicação na Igreja como uma das pautas.

De acordo com o bispo emérito de Campos (RJ), Dom Roberto Guimarães, pensar um diretório para a comunicação na Igreja do Brasil é um assunto sempre atual e que merece ser aprofundado. Se espera, segundo ele, que a Igreja vá se despertando para a contribuição que os meios de comunicação podem dar à evangelização, assim como para a aplicação destes em favor do anúncio da Boa Nova.

“Evangelizar é o máximo da comunicação. É comunicar para o povo as verdades que Deus nos revela e, portanto, a comunicação na Igreja continua a missão de Jesus que é o grande comunicador do Pai. Então é se de esperar que a Igreja vá se despertando para este grande meio de evangelização que são os meios de comunicação. Uma conscientização cada vez maior e a aplicação concreta desse meios em favor do anúncio da boa nova, da pessoa de Jesus Cristo que o mundo tanto precisa”, disse Dom Roberto.

Para o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, a Igreja precisa se utilizar dos meios modernos que se tem hoje à exemplo de Jesus que usou, em sua época, os meios disponíveis. “Jesus usou os métodos que ele tinha: subiu ao monte, pegou uma barca para ir ao mar da Galiléia para ser melhor visto e melhor ouvido, mas nós agora temos que utilizar aquilo que a inteligência colocou à disposição do coração humano, toda esta moderna tecnologia. Temos uma Boa Nova para comunicar, temos que comunicá-la, reparti-la, mas reparti-la nos metodos de hoje. ”

Segundo Dom Murilo, os jovens tem um papel imprescindível na missão de utilizar os meios modernos de comunicação, especialmente as redes sociais, para evangelizar.

A mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, escrita pelo Papa Emérito Bento XVI, trata exatamente sobre o papel das redes sociais na evangelização. “No ambiente digital, existem redes sociais que oferecem ao homem atual oportunidades de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Mas estas redes podem também abrir as portas a outras dimensões da fé”, afirmou Bento XVI na mensagem.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo