Em Aparecida

Missa abre os trabalhos da 50ª Assembleia Geral dos Bispos

A Santa Missa, realizada na manhã desta quarta-feira, 18, no Santuário Nacional de Aparecida (SP) marca o início da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, a celebração conta com a participação dos 335 bispos que participam do encontro jubilar da Conferência.

O Tempo Litúrgico da Páscoa é o pano de fundo da realização da 50ª Assembleia, lembrou o arcebispo, e o tema geral “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja” vai nortear os trabalhos e a reflexão.

“É pela fé que se participa da vida de Jesus e é o amor de Deus que deve fortalecer o compromisso de todos com o objetivo de evangelizar. A partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”, enfatizou o cardeal.

Dom Damasceno pediu que todos dirijam preces a Deus para que o Espírito conduza a assembleia dos bispos. Ele também recorou o aniversário de 85 anos do Papa Bento XVI, celebrado na última segunda-feira, e destacou as comemorações do 7º Ano do seu pontificado na próxima terça-feira,  24.

O cardeal destacou ainda as comemorações especiais que envolvem esta Assembleia: os 60 anos da CNBB, no próximo dia 14 de outubro; o jubileu do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II; os 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja Católica (CIC). E recordou também o “Ano da Fé” e o Sínodo dos Bispos que terão início em outubro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo