Encontro reúne 335 bispos

Começa 50ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

A 50ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB teve início nesta quarta-feira, 18, em Aparecida, no interior de São Paulo. Até a próxima quinta-feira, 335 bispos, sendo 29 deles eméritos, estarão reunidos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida para refletir sobre assuntos relacionados à Igreja no Brasil. O tema central do encontro é “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”.

Além desse tema, a exposição das Comissões para a Amazônia e da Ação Missionária, a preparação para 5ª Semana Social Brasileira e apresentação de relatórios internos e análise dos bispos nos grupos dos Regionais da CNBB, também estão na pauta das discussões.

Outros assuntos que serão analisados pelos bispos são o Fundo da Solidariedade, eleições para delegados do Sínodo dos Bispos, 20 anos do Catecismo da Igreja Católica.

Sessões especiais

A Assembleia terá dois momentos de solenidade. O primeiro, na quinta-feira, às 18h, será feita uma homenagem ao jubileu de 50 assembleias gerais realizadas pelo episcopado brasileiro. Um marco que realça a importância que cada um desses encontros teve para o fortalecimento da colegialidade episcopal e da animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

O segundo será realizado na última sessão da próxima segunda-feira, 23, às 18h, e será dedicada ao jubileu de 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II.

JMJ 2013

No penúltimo dia, os bispos serão informados sobre um evento que mobiliza o Brasil e o contará com a presença do Papa Bento XVI: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada no final de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Uma comissão especialmente convocada pela Conferência e a arquidiocese do Rio apresentarão um relatório do caminho percorrido nos preparativos para o evento.

Dados do episcopado

No Brasil hoje há 458 bispos, sendo que 298 deles são bispos na ativa, 160 eméritos. Temos ainda 10 cardeais (8 eméritos); 75 arcebispos (31 eméritos) e 373 bispos (121 eméritos).

Leia mais
.: Preparativos para a 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil
.: Assembleia reunirá mais de 300 bispos em sua 50º edição
.: Qual o retrato do episcopado brasileiro?
.: 60 anos da CNBB e 50 anos do Concílio Vaticano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo