Mudança no episcopado

Arquidiocese de Vitória tem novo bispo nomeado pelo Papa

Dom Dario Campos assumirá o governo pastoral da arquidiocese de Vitória; posse será em 5 de janeiro

Da Redação, com informações da arquidiocese de Vitória e da CNBB

Dom Dario Campos / Foto: CNBB

Novidade na arquidiocese de Vitória (ES). O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governal pastoral apresentada por Dom Luiz Mancilha Vilela e nomeou como novo arcebispo Dom Dario Campos, até então bispo de Cachoeiro de Itapemirim.

A arquidiocese de Vitória acolheu com alegria a nomeação do novo arcebispo. Ele tomará posse no dia 5 de janeiro às 10 horas na Catedral de Vitória. “Toda a Arquidiocese está convidada para acolhê-lo e celebrar com ele o início da nova caminhada. O lema episcopal de Dom Dario é: Nas tuas mãos”, informa o site da arquidiocese.

Dom Dario afirmou, ainda segundo a arquidiocese, que recebeu a notícia com muita alegria e que está muito disposto a assumir esse pedido do Papa Francisco, de estar junto ao povo, trabalhando por uma Igreja unida e uma sociedade mais igualitária.

“Saio de Cachoeiro com o coração partido, pois fiz uma caminhada muito bonita e com muitos amigos, mas vou para Vitória com o coração transbordando de carinho ao encontro de todos”, afirmou o novo arcebispo de Vitória.

Dom Luiz Mancilha completou 75 anos em maio de 2017, idade em que, de acordo com o Código de Direito Canônico, o bispo apresenta ao Papa a renúncia por motivo de idade. Com as alterações, Dom Luiz passa a ser arcebispo emérito de Vitória.

Saudação da CNBB

Dom Luiz Mancilha / Foto: CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também manifestou alegria com a nomeação de Dom Dario. “Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de Dom Dario na diocese de Cachoeiro de Itapemerim (ES) e, em comunhão com as comunidades da diocese, desejamos um ministério episcopal fecundo na tonância da alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo que o espera na Arquidiocese de Vitória”.

A entidade também deixou sua saudação a Dom Luiz, agradecendo pelo trabalho prestado à Igreja e ressaltando a importância do bispo emérito. “O bispo emérito tem um importante papel na Igreja no Brasil, deixa o governo da Igreja local, mas continua na missão de ser sal e luz no meio do povo. Manifestamos gratidão pelo seu trabalho e dedicação à Igreja”.

Sobre Dom Dario

Dom Dario Campos é natural de Castelo (ES). É franciscano da Ordem dos Frades Menores (ingressou em 10 de fevereiro de 1975) e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1977.

Dentro da sua ordem religiosa, desenvolveu diversas funções, como secretário provincial, formador de seminaristas do curso de Filosofia e promotor vocacional. Ele também já presidiu a conferência das províncias franciscanas do Brasil.

Em 5 de julho de 2000, foi nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG), recebendo a ordenação episcopal no dia 26 de setembro do mesmo ano. Em 8 de agosto de 2001, tornou-se o bispo da mesma diocese.

Em 23 de junho de 2004, Dom Dario foi transferido para a diocese de Leopoldina e em 2011 assumiu o governo pastoral da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo